sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Exames Nacionais - Sempre na Moda

Quem faz exames nacionais ou frequenta um curso superior sabe que se aproxima uma fase de estudo intenso; mais para uns do que para outros, é claro. Para ajudar um pouco na tarefa, aqui ficam algumas dicas que podem tornar o estudo um pouco mais fácil!
Ter um horário. Não acho que um plano de estudo do género “vou estudar x no dia y” funcione bem pois ao colocarmos essas pequenas metas estamos apenas a aumentar o nível de stress – e ninguém precisa disso, certo? No entanto, é uma ótima ideia fazer um horário, de forma a sentir que temos algo a cumprir, pois nesta altura não temos aulas e torna-se mais difícil gerir o tempo.
Ser razoável. Há que ter noção dos nossos limites e capacidades. Se estudam melhor de manhã, programem o despertador mais cedo, mas se a noite é mais produtiva, não se obriguem a acordar às 7h. Por outro lado, os intervalos são absolutamente indispensáveis: no máximo 20 minutos de descanso ao fim de cada hora.
Acordar motivado. Para mim, este é um grande problema durante a época de exames, pois pensar “preciso de estudar” não me faz propriamente saltar da cama com um sorriso. A minha solução passa por ouvir uma música animada enquanto penso no que vou fazer para o pequeno-almoço e onde vou estudar nesse dia – dessa forma, acordo já com razões para começar o dia o quanto antes!
study
Intervalos inteligentes. Sabemos que a internet pode ser uma mega distração, por isso, é de evitar. Em vez de aproveitar o intervalo para passear pelo Instagram, prefiram comer uma refeição leve e saudável, encher novamente a garrafa de água, dar um passeio (muito importante!), arrumar o vosso espaço, falar com os colegas, ouvir música, descansar ou até, se não estiverem muito cansados, ler um livro (não relacionado com o estudo, é claro). Séries, filmes e internet ficam para outra altura!
Em conjunto. Aos mais novos (até aos 16/18 anos) não aconselho o estudo em grupo, pois passa-se sempre mais tempo a brincar do que a ser produtivo. No entanto, a partir do momento em que conseguem estar acompanhados e ainda assim concentrados, não deixem de estudar em grupo! Não há nada melhor para esclarecer dúvidas, manter o incentivo gerado por um ambiente de competição saudável e, é claro, evitar o desaparecimento de qualquer vida social durante a época de exames.
Música. É muito pessoal mas, se nunca experimentaram estudar com música, está na altura de o fazer. Alguns concentram-se melhor com metal, outros com jazz ou algo mais psicadélico… Eu cá só ouço música quando tenho pessoas a falar à minha volta, pois ajuda-me a não me distrair com as conversas!
Exercitar a mente, e o corpo. Em Portugal cada vez se dá menos importância ao exercício físico na educação, o que não favorece minimamente os estudantes! Diminuindo os níveis de stress e regulando o sono, o exercício é uma parte do estudo tão importante como a alimentação, e reduziria o mercado farmacêutico dos “auxiliares de memória” e “suplementos para concentração” certamente para metade.
Eletrónica em stand-by. Não caiam no erro de deixar o telemóvel em cima da mesa. O “é só para ver as horas” nunca funciona, e sem darmos conta já se perdeu meia hora em mensagens, internet ou até jogos. Da mesma forma, se usarem o computador, certifiquem-se de que fazem log out em todos os sites a que mais acedem e escondem a barra de favoritos do vosso navegador que, de qualquer forma, só deve ser aberto para esclarecer alguma dúvida. De resto, relógio no pulso para não esquecer os intervalos, e telemóvel na mala!
Gostavam de ver um post com dicas mais relacionadas com o sucesso do estudo? Leia-se técnicas de estudo, ao invés da motivação e preparação. Têm mais dicas a dar para motivação e concentração? SmileBeijinho, dani

Sem comentários:

Enviar um comentário