sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Começar bem o semestre - Moda & Beleza

  O 2º semestre começa já amanhã para mim e, como tal, decidi que seria uma boa altura para partilhar convosco algumas dicas que vou usar para ter um semestre de sucesso e, de preferência, com menos stress. O início de um novo semestre é quase como o início de um novo ano, podemos tentar mudar o que foi menos bom no semestre anterior e manter ou melhorar o que fizemos bem. Assim, aqui ficam as minhas dicas:

1. Usa uma agenda. Usar uma agenda é essencial para marcar as datas das frequências, tomar nota dos trabalhos a fazer, etc. Eu gosto imenso destas agendas porque têm uma folha pautada ao lado de cada semana, que permite fazer uma to do list. Penso que algumas da Note It também já têm! Fazer semanalmente uma lista com as tarefas a cumprir essa semana ajuda-me a manter a organização.

2. Tem uma zona de trabalho organizada e agradável. É essencial ter uma zona dedicada ao estudo e é essencial que essa área esteja organizada e agradável. Se tiverem pouco espaço para uma zona de estudo, a Ikea oferece algumas secretárias que ocupam pouco espaço, como a VITTSJÖ ou a MICKE. Como passamos muitas horas sentadas, é essencial confirmar que a cadeira que utilizamos é confortável e nos permite manter uma boa postura. Em termos de organização, eu gosto de manter os livros e cadernos que uso neste semestre separados do resto dos livros e cadernos pois, dessa forma, não misturo tudo e não demoro muito tempo a procurar o que preciso. Utilizar arquivadores ajuda a manter tudo em ordem.

3. Organiza os teus materiais de estudo. Tal como é importante ter uma secretária organizada, também é importante ter os materiais de estudo organizados. Se usares um dossier podes manter tudo arquivado no mesmo. Se usares cadernos não te esqueças de ter uma capa de micas, por exemplo, para arquivar todos os documentos e papéis extra de cada disciplina. Na Universidade muitos professores dão apontamentos em power point, por isso opta por imprimir tudo no início do semestre (eu imprimo vários slides por página para poupar papel e peso) e, dessa forma, podes ir tirando apontamentos nas aulas e tens sempre o que precisas para ir estudando.

4. Organiza o teu tempo e as tuas obrigações. Na Universidade há imensas festas, jantares de curso, etc. A verdade é que não podemos ir a todos eles. Ou podemos, e depois temos de fazer as cadeiras todas por exame. Faz um horário das tuas obrigações, define horas para estudar, horas para relaxar e horas para diversão. É normal nem sempre conseguires seguir tudo à risca, mas se tiveres o teu dia mais organizado é mais fácil seres um pouco flexível quando algum imprevisto acontece. E não deixes tudo para o fim, vai estudando à medida que dás a matéria e começa a fazer os trabalhos logo no dia que são marcados. Dessa forma vais poder fazer tudo com um pouco mais de calma e evitar o stress de última hora para tudo.

5. Prepara a tua alimentação. Sei que viver fora de casa e/ou ter horários apertados pode não ajudar a ter uma alimentação saudável, mas há várias dicas que podes usar e que até te ajudam a poupar algum dinheiro. Ao fim-de-semana podes preparar alguns alimentos como carne/peixe grelhados, arroz e massa simples e guardar no frigorífico em tupperwares herméticos. Durante a semana podes conjugar uns com os outros da forma que mais te agradar e juntar alguns legumes, evitando ter que almoçar/jantar fora. Toma sempre o pequeno-almoço, prepara uns cereais com pouco açúcar, uma sandes, um smoothie ou alguma fruta, pois tal ajuda o organismo a começar o dia em grande e potencia a concentração. Leva contigo uma peça de fruta, umas bolachas integrais e/ou um iogurte para ires comendo ao longo do dia. E não te esqueças da garrafa de água!

6. Arruma à medida que desarrumas. Se fores arrumando aquilo que vais desarrumando vais evitar ter enormes confusões em casa e ter de perder imenso tempo a arrumar. Uma boa dica é tirares 30 minutos ao fim do dia para arrumar o que possa ter ficado fora do sítio de manhã, enquanto te arranjavas, e dar uma pequena limpeza em qualquer local que necessite.

7. Tem go to outfits. Quando vestires algum conjunto com o qual te sintas bem, tira uma foto com o telemóvel. Nos dias em que não souberes o que vestir dá uma vista de olhos nessas fotos e terás algumas ideias. Pensar na roupa no dia anterior é sempre uma boa opção, para tal utiliza um site/app onde possas ver a previsão do tempo. Outra boa dica é ter um roupeiro cápsula, onde todas as peças combinam umas com as outras e por isso podes fazer qualquer combinação e ela vai sempre resultar!
8. Um pouco de maquilhagem. É normal um estudante ter cara de quem não dormiu - visto que na realidade às vezes pouco dormimos - e nessas alturas a maquilhagem pode dar uma ajuda. Não convém ter um ritual muito complicado todas as manhãs, mas um pouco de BB creammáscarablush e gloss podem fazer maravilhas e manter um aspecto fresco e jovem.

9. Mantém-te activa. Passamos muitas horas sentadas nas aulas ou a estudar, por isso é importante ter tempo para alguma actividade física. Podes optar por fazer exercício em casa ou ir ao ginásio mas há também algumas coisas que podes fazer no dia-a-dia, como usar as escadas em vez do elevador, ir a pé para a Universidade, fazer algumas caminhadas, etc, que te ajudam a ter uma vida menos sedentária.

10. Agradece todos os dias. Eu sei que às vezes tudo se torna difícil. Temos muito que estudar, os resultados nem sempre são os que queremos, o cansaço é muito, enfim. Mas temos saúde e temos a oportunidade de estudar, o que muita gente não tem. Agradecer por essa oportunidade na vida torna-nos pessoas mais felizes e ajuda-nos a encarar as situações de forma mais positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário