domingo, 15 de setembro de 2013

Kit de Beleza - Sempre na Moda

Com o mês de setembro a começar, não podíamos deixar de fazer alguns posts a pensar nas nossas leitoras estudantes. Se tiverem alguma sugestão, no entanto, podem sempre deixar nos comentários e, se já tiver feito um post do género no passado, indico-vos
Hoje, o tema é a pele. Bem sei que nem todos os jovens sofrem com acne, mas grande parte deles têm problemas com pele oleosa, pontos negros e as terríveis borbulhas, que podem arrasar a autoconfiança. Assim sendo, decidi compôr um pequeno kit que aconselharia a alguém no básico ou no secundário que sofra de acne. Se a vossa pele for normal, não precisam de mais do que um gel de limpeza suave, um protetor solar ou hidratante com SPF, desmaquilhante, e um creme de noite de que gostem. Se quiserem, podem sempre adicionar um tónico
Os passos são limpeza, tonificação, esfoliação, hidratação, proteção solar, e tratamento de acne localizado. Tanta coisa?! Ninguém tem tempo para isso tudo durante a escola, principalmente em época de exames, e portanto tentei simplificar ao máximo. Quanto aos produtos, alguns já usei, outros planeio experimentar por ter ouvido falar tão bem. Agora, por favor, não peguem nesta lista e corram para os vossos pais. Adquiram uma coisa de casa vez, começando pelo gel de limpeza e o protetor solar, e vão construindo o vosso kit conforme for possível. Lembrem-se de que os vossos pais já têm imensas despesas com a escola, principalmente no início do ano letivo.


  • Se usarem maquilhagem, à noite devem retirá-la completamente, como é óbvio. Muitas pessoas são contra as toalhitas desmaquilhantes, por serem agressivas; de qualquer forma, deixo à vossa escolha o método de desmaquilhar, desde que usem um produto que retire efetivamente toda a maquilhagem do rosto e olhos (o ideal é usar produtos adequados a cada área). Evitem, se possível, usar maquilhagem todos os dias, principalmente a base líquida e o corretor.
  • Depois de desmaquilhar, é altura de esfoliar. Podem fazê-lo todos os dias ou como for confortável para a vossa pele. Se não usarem o esfoliante, usem o gel de limpeza.
  • Agora, tonificamos e tratamos do acne. Num recipiente lavado e desinfetado com álcool, coloquem cerca de 50 ml de água destilada, uma gota de álcool e três gotas de tea tree oil. Esse será o vosso tónico antibacteriano e anti-inflamatório, e basta pulverizar o rosto com o mesmo duas ou três vezes. Se quiserem, é claro, podem comprar um tónico, mas esta é uma forma de pouparem.
  • Quando o rosto secar, apliquem um creme sem proteção solar. Se a vossa acne vos incomodar muito, aconselho-vos a investirem em algo como o Bioderma Sébium AI, ou o La Roche-Posay Effaclar Duo. Caso contrário, algo como o Nive Pure&Natural Hidratante Pele Normal a Mista deverá ser suficiente.

Aí está! Três passos de manhã, e três/quatro à noite. Não incluí os nomes de todos os produtos pois a maior parte encontra-se no hipermercado ou farmácia e dá para perceber os nomes pelas imagens mas, se tiverem alguma dúvida, deixem comentário. Gostaram? Espero que vos tenha sido útil!

Sem comentários:

Enviar um comentário