segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Métodos de Estudo - Young Fashion

figura1


Este aqui é um tópico que, provavelmente, a maior parte de nós necessita de aperfeiçoar, pois os resultados não são os desejados nalguns casos. Vou falar principalmente do que resulta para mim e outros métodos que sei que funcionam com os meus amigos, mas tenham em conta que cada um é como é e o mesmo método que me permite ter ótimos resultados não funciona para outra pessoa. Eu fui muito abençoada neste campo, pois consigo estar apenas atenta nas aulas e quase não estudo nada, apenas antes dos testes, mas isso sou eu e cada um é diferente, certo?
Tenham em mente que, para se ser um bom aluno, temos duas opções: ou desde o 1º ano cultivamos o gosto pela escola, pelo saber mais e habituamo-nos a estar atentos, ou então, perante maus/razoáveis resultados, arranjamos uma força de vontade enorme de o ser. Pois bem, pensavam que ia ser fácil? Ser bom aluno é muito desgastante e chato ao início, mas depois de se ter aquelas notas fantásticas, nunca vais querer ser outra coisa. É quase viciante (num bom sentido) e vale mesmo a pena o esforço: os teus professores passam a gostar de ti e a ter confiança, os teus pais deixam-te fazer muita coisa por seres bom aluno e responsável, tens mais liberdade e para além disso tens mais probabilidade (muito mais!) de arranjares emprego, bem pago e na área que adoras. 
Chega de falatório (não é propriamente falatório, estou a escrever...) e vamos passar às dicas...

- Tal como Aristóteles um dia disse, "a educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces", por isso no início vais sentir dificuldades, vais ficar privado de algumas coisas, mas passado algum tempo vais ter mais liberdade, vais poder fazer muita coisa que não podes agora, por isso vale tudo a pena. Apenas tens de perguntar a ti mesma(o) "Estou disposta(o) a fazer sacrifícios para ser um bom aluno?" e se a resposta for positiva, avança. Se não tiveres força de vontade, podes tentar mil vezes e nada vai resultar... Motiva-te!

- Antes que praticamente tudo, tira da tua cabeça aquele esteriótipo de um bom aluno que é "aquele cromo" que passa a vida a marrar e não tem vida própria... Não podiam estar mais enganados! Eu, por exemplo, sou aluna de quadro de honra (tudo cincos!) sou extrovertida, adoro moda, beleza, e tudo o que uma rapariga normal gosta e saio com os meus amigos, até noto que os meus amigos não têm assim tanta liberdade para fazer o que quiserem e para sair como eu! Por isso esquece, aquele "crominho" que passa a vida a estudar na biblioteca, sem amigos e sem vida própria não existe! O único sítio onde os vês é na televisão.

- Outro aspeto que deves ter em conta: os professores estão na sala para te ensinar, não para te arruinar a vida. Não tomes o prof como um inimigo, trata-o bem, cumprimenta-o, e logo vais ver que ele passa a não te chatear tanto. Numa das fases da tua mudança, aquela em que começas a ter bons resultados nos testes, os professores ficam desconfiados e pensam que fizeste batota, ficando reticentes quando te vão dar a nota. É normal. Se foste um mau/razoável aluno e assim quase de repente tornas-te bom o que é que ele vai pensar? Não desistas e prova-lhe que mudaste realmente. Ah, e pensa também: podes achar as aulas um desperdício, que preferias sair com os teus amigos, e não achas que o teu professor também não o queria? Estão lá porque tem de ser, então mais vale aproveitares aquele tempo.

- O estudo, propriamente dito, deve também ter algumas regras: arranja um cantinho no teu quarto/escritório com espaço para estudares, uma cadeira confortável e material. Há muita gente que diz que se deve estudar no silêncio: eu não o faço, simplesmente porque não consigo, tenho estar a ouvir música... por isso escolhe o que te concentra mais no estudo; deves também fazer pausas regulares, de 15 minutos, a cada hora que estudes, senão aí é que estouras a cabeça!

- Este aqui é o meu segredo para as minhas notas (não é lá grande segredo): é estar atento nas aulas. Basta perceberes a matéria toda nas aulas que depois não precisas de estudar quase nada. Eu sei que é difícil não falar com os amigos nas aulas, mas vale mesmo, mesmo a pena, poupa-te um trabalhão e imenso tempo!...

- Os apontamentos organizados, atitudes e valores excelentes nas aulas, resumos organizados e simples, boas horas de sono e uma alimentação saudável são só alguns dos fatores que ajudam e muito nesta aventura!

Atenção nas aulas -> Estudo regular em casa -> Consolidação da matéria -> Bons resultados nos testes -> Notas finais ótimas -> Mais liberdade -> Felicidade!

Vale mesmo a pena ser bom aluno, acreditem!

Texto retirado de Young Fashion [www]

Sem comentários:

Enviar um comentário