terça-feira, 25 de junho de 2013

Dicas para os exames - Sempre na Moda

Como a maioria de vocês sabe, tanto eu como a Camila realizamos exames nacionais este ano (eu no 12º, a Camila no 11º), e encontramo-nos neste preciso momento a preparar-nos da melhor forma possível para os mesmos (razão pela qual o blog poderá estar um pouco menos atualizado ultimamente). Uma vez que uma porção generosa das nossas leitoras é estudante, achei por bem escrever-vos este post, com dicas que, por mais básicas que sejam, fazem toda a diferença e nem sempre são tidas em conta. Espero que vos possa ajudar de alguma forma!
  • Pratiquem uma nutrição rica em água, ácidos gordos, vitaminas e minerais, e não percam horas de sono. Por vezes pensamos que ficar até mais tarde com os livros compensa, mas rapidamente nos arrependemos dessa escolha no dia seguinte, quando o cérebro nos cobra aquilo a que tem direito.
  • Organizem o vosso tempo de forma a maximizar o rendimento. Façam pausas frequentes (de hora em hora é o que funciona para mim) e curtas (sem exceder os vinte minutos), para que possam estudar por mais tempo sem se cansarem demasiado rápido. Se assim entenderem, façam um horário de estudo.
  • Em vez de comer, mantenham uma garrafa de água/chá à vossa beira. As bolachinhas que desaparecem em segundos quando estamos a estudar deixam-nos rapidamente empanturrados, e o açúcar simples provoca uma sensação de sonolência que dificulta a concentração; a água faz precisamente o contrário, ao manter-nos hidratados. Se estiverem com dificuldades, escolham o chá de camomila, de maneira a relaxarem mais facilmente 

  • Não abusem do café (leia-se estimulantes). Os estudantes chegam a cometer loucuras para manterem um ritmo por vezes superior às suas capacidades, ainda que todos tenhamos consciências das graves consequências que daí resultam. Fica o meu apelo para que não recorram a tais substâncias (dois cafés por dia no máximo ainda valem!).
  • Desliguem o telemóvel e deixem-no dentro de uma gaveta. Não caiam na tentação de o ligar sequer durante as pausas. Longe dos olhos, longe do coração.
  • Valorizem a compreensão relativamente à memorização. Extremamente importante. Meus caros, já lá vão os exames em que bastava decorar a resolução de um certo tipo de exercício sobre determinada matéria para ter sucesso. Cada vez mais os exames apelam à nossa capacidade de resolver problemas que nunca vimos à nossa frente, sendo muitas vezes necessário recorrer a diferentes temas na mesma pergunta para a resolver. Preocupem-se em perceber a matéria, tenham confiança na vossa capacidade de raciocínio, e só depois disso estarão prontos a exercitar.
  • Pratiquem exercício. É tão importante! Nem que seja um pouco de dança ou um pequeno passeio de bicicleta, o exercício ajuda a evitar o efeito “cérebro cansado” que todos nós tão bem conhecemos, e manter o nosso humor de boa saúde.
Retirado do blog Sempre na Moda [www]

2 comentários:

  1. Adorei! Gostaria que fizesse um post falando sobre o que fazer naqueles dias que estamos com preguiça e sabemos que tem de estudar!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jessinha.
    Sou a adolescente moderna e ja te ando a seguir a algum tempo. Gosto muito do conteudo do blog(embora sendo retirado).
    Estou a indicar.te para uma tag: meu marido literário.
    Para veres a tag vai ao meu blog, segue-o e comenta no que mais gostares.
    O link doblog esta aqui em baixo:

    adolescentemoderna07.blogspot.com

    Kissus :*
    Adolescente moderna

    ResponderEliminar