- Para te ajudar a ter um estudo mais calmo e concentrado, trata do teu local de estudo como sendo o mais importante da casa.
A própria cor das paredes influencia.
O mas indicado são cores suaves e básicas, que não distraiam.
Fotografias, quadros, telefones e telemóveis, livros recreativos… tudo o
que não tiver a ver com a escola vai para outro sítio. Se trabalhares
melhor com música ambiente, tudo bem, mas escolhes uma playlist e não
lhe tocas mais até acabares.
Certifica-te de que tens boa
iluminação. De dia aproveita a luz natural; nos dias mais cinzentos e de
noite, um candeeiro de secretária é indispensável.
A tua cadeira e secretária devem ser
alinhadas à tua medida, para que estejas confortável e não venhas a ter
problemas de costas. Se a tua secretária não tiver gavetas, estes
organizadores podem substituí-las.
Nas gavetas da tua secretária guarda
sempre dicionários, calculadora, tesoura, cola, e recargas de material
como post-it, borrachas, canetas, micas, etc. Se tiveres espaço de
sobra, guarda lá também alguns livros auxiliares de estudo.
Se quiseres “decorar” as paredes,
podes pendurar um quadro de cortiça com notas, apontamentos, post-it, um
planisfério, a tabela periódica ou até a tabuada. Outra forma de
aproveitar as paredes é para arrumação, com prateleiras.
Para guardar folhas soltas e micas, nada mais prático do que tabuleiros.
Mas podes sempre preferir um organizador em fole ou um dossier.
Em cima da tua secretária não deve
estar absolutamente mais nada além um copo para lápis e o seu conteúdo.
Todo o espaço deve ser utilizado para os cadernos, livros, folhas e
afins (já a minha professora de E.V. o dizia).
Não deves ter o computador na tua
secretária de estudo. Cria um tempo para estudar e outro para realizar
pesquisa e trabalhos no computador. Desta forma evitas distrair-te com
certos blogs…
Não penso que seja necessário mais do
que um, mas o porta-revistas é sempre útil para pousar um livro
importante que se perdeu do lugar, micas, folhas perdidas, um papel
importante… Basicamente, é o “perdidos e achados” da secção de estudo.
Quando não tiveres tempo para arrumar, põe lá as tuas coisas. Assim não
se confundem com as que estão organizadas.
Mais alguma dúvida ou dica, deixem nos comentários
Beijinhos, dani
Blog retirado de Sempre na Moda [www]
Sem comentários:
Enviar um comentário