domingo, 15 de julho de 2012

Organizar o local de estudo - Sempre na Moda

 Se há algo essencial para o teu sucesso académico é um bom estudo. O ambiente que nos rodeia quando estudamos é crucial! Quantas vezes perdemos a paciência ou a (já pouca) vontade, por estar sempre a ter de nos levantar, não saber onde estão as coisas, no fundo ter de arrumar e estudar ao mesmo tempo… Assim não há condições, certo?
  •    Para te ajudar a ter um estudo mais calmo e concentrado, trata do teu local de estudo como sendo o mais importante da casa.
   A própria cor das paredes influencia. O mas indicado são cores suaves e básicas, que não distraiam. Fotografias, quadros, telefones e telemóveis, livros recreativos… tudo o que não tiver  a ver com a escola vai para outro sítio. Se trabalhares melhor com música ambiente, tudo bem, mas escolhes uma playlist e não lhe tocas mais até acabares.


Certifica-te de que tens boa iluminação. De dia aproveita a luz natural; nos dias mais cinzentos e de noite, um candeeiro de secretária é indispensável.

   
A tua cadeira e secretária devem ser alinhadas à tua medida, para que estejas confortável e não venhas a ter problemas de costas. Se a tua secretária não tiver gavetas, estes organizadores podem substituí-las.
Nas gavetas da tua secretária guarda sempre dicionários, calculadora, tesoura, cola, e recargas de material como post-it, borrachas, canetas, micas, etc. Se tiveres espaço de sobra, guarda lá também alguns livros auxiliares de estudo.


Se quiseres “decorar” as paredes, podes pendurar um quadro de cortiça com notas, apontamentos, post-it, um planisfério, a tabela periódica ou até a tabuada. Outra forma de aproveitar as paredes é para arrumação, com prateleiras.

 

Para guardar folhas soltas e micas, nada mais prático do que tabuleiros.
   Mas podes sempre preferir um organizador em fole ou um dossier.
   Em cima da tua secretária não deve estar absolutamente mais nada além um copo para lápis e o seu conteúdo. Todo o espaço deve ser utilizado para os cadernos, livros, folhas e afins (já a minha professora de E.V. o dizia).
   Não deves ter o computador na tua secretária de estudo. Cria um tempo para estudar e outro para realizar pesquisa e trabalhos no computador. Desta forma evitas distrair-te com certos blogs…


Não penso que seja necessário mais do que um, mas o porta-revistas é sempre útil para pousar um livro importante que se perdeu do lugar, micas, folhas perdidas, um papel importante… Basicamente, é o “perdidos e achados” da secção de estudo. Quando não tiveres tempo para arrumar, põe lá as tuas coisas. Assim não se confundem com as que estão organizadas.
Mais alguma dúvida ou dica, deixem nos comentários
Beijinhos, dani

Blog retirado de Sempre na Moda [www]

Sem comentários:

Enviar um comentário