domingo, 15 de julho de 2012

Maquilhagem para 3º ciclo - Sempre na Moda

Não diferencio entre 7º, 8º e 9º pois estão todos no mesmo ambiente. Tão simples quanto isso. Na tua escola ainda estão meninas de 11 anos, e tu convives com elas de uma maneira ou de outra. Penso que da mesma forma como a maquilhagem/roupa para trabalhar e para sair à noite não são iguais, deves adaptar-te ao ambiente onde te inseres, não querendo isto dizer que não podes expressar a tua personalidade através da forma como te apresentas ao mundo.

Esta é a altura favorita da acne para se revelar (se tiveres acne, vê este video), para além de que quando usamos algum produto no rosto (base, pó, corrector) a pele deve ser antes bem preparada. É 90% do que precisas para melhorar o teu aspecto, principalmente na tua idade. . Encontra produtos ou remédios caseiros que funcionem bem para ti; se sentires que precisas, consulta um dermatologista. E não te esqueças de beber 1,5L de água e comer fruta e legumes todos os dias.


Gostavas de começar a maquilhar-te, mas não queres uma mudança drástica? Começa por corrector, pó e máscara, depois acrescenta à rotina uma sombra matte discreta, uma base leve, um gloss pouco brilhante… o segredo de qualquer maquilhagem de dia-a-dia bonita é a subtileza. E, quando começares, o mais importante são boas ferramentas. Consegues fazer mais com boas ferramentas e produtos médios do que ao contrário.
Faças o que fizeres, não reduzas a tua rotina de preparação de pele a uma camada industrial de base, ou uma base de alta (máxima) cobertura e passar ao lápis preto (que as meninas tendem a adorar nesta altura).


Se a tua pele tiver uma cor homogénea, nem sequer precisas de base, pois o propósito dela é homogeneizar o tom de pele, embora nesta idade muitas meninas pensem que ela serve para esconder a acne, ou até a própria pele! Se funcionar para ti, até podes aplicar base apenas em algumas áreas do rosto com uma esponja (dá um acabamento mais natural).
Se fizeste tudo bem, agora tens uma bela paleta para preencher. Penso que não é apropriada maquilhagem muito elaborada. Podes usar base, corrector, pó, sombra, máscara, gloss, blush… e ainda assim ter um efeito natural.
Para ajudar, deixo todos os passos, com a pele já preparada. Usa aqueles que quiseres ou sentires que precisas:
  1. Aplica um primer (especialmente importante para peles oleosas, principalmente quando tens aulas todo o dia).
  2. Passa uma boa camada de bálsamo labial para que hidrate enquanto te maquilhas.
  3. Se tiveres áreas muito vermelhas, aplica um corrector verde com o dedo, para que cancele a vermelhidão.
  4. Se tiveres o tom de pele muito incerto, espalha com um pincel (se tiveres grandes diferenças de tom de pele), uma esponja (para um efeito extra natural) ou os dedos uma base de cobertura leve a intermédia, no teu tom de pele, por toda a cara ou em pontos estratégicos. Antes de passar ao próximo passo, certifica-te de que a base não deixou “linhas” em lado nenhum. Se não for bem a tua cor, estende-a um pouquinho para o pescoço (e muda de tom de base!).
  5. Aplica corrector nas olheiras com um pincel e depois esbate com o anelar, ou aplica apenas com o dedo anelar.
  1. Cobre cicatrizes ou outras pequenas imperfeições com um corrector; aplica com um pincel de corrector para maior precisão. Cuidado com a quantidade de produto, e esbate bem com o dedo ou pincel fofo na área à volta.
  2. Aplica um blush pouco pigmentado.
  3. Para pele oleosa (ou qualquer uma em dias mais quentes), passa um pó por todo o rosto, pele normal não precisa da maior parte dos passos acima e pode apenas passar um pó compacto, peles mistas precisam de pó na zona T e as secas dispensam.
  4. Aplica um primer de sombra ou um simples corrector na zona dos olhos.
  1. Com o dedo ou um pincel, aplica uma sombra bege (ou que fique natural em ti) de um brilho discreto; com um pincel de esfumar ou cotonete aplica uma sombra castanho-claro mate e suave na zona do côncavo. Se quiseres, usa a mesma sombra como delineador para a linha de pestanas superior, com um pincel chanfrado. Faz uma linha fina, bem perto das pestanas.
  2. Ilumina o rosto aplicando uma cor ligeiramente mais clara que o teu tom de pele, logo abaixo das sobrancelhas, nos cantos internos dos olhos e a meio do lábio superior (no “arco de cupido”).
  3. Enrola as pestanas e passa uma fina camada de máscara (podes limpar o aplicador nas bordas da embalagem). Se quiseres um efeito natural fica por aqui, se não deixa secar e passa outra fina camada.
  4. Aplica um lipgloss numa cor transparente e subtil.
Se estás ou já estiveste no terceiro ciclo, como costumas/costumavas usar a tua maquilhagem?
Beijinho, dani

Post retirado de Sempre na Moda [www]

Sem comentários:

Enviar um comentário