domingo, 15 de julho de 2012

Conselhos para o secundário - Sempre na Moda

A maior parte dos estudantes fica entusiasmada com a entrada no ensino secundário, mas há sempre aqueles que receiam a mudança. Um dos pedidos para o especial foi que abordássemos esse assunto no blog, e eu senti que tinha algumas coisas a dizer.
  •    A tua personalidade, escola, colegas, professores… Tudo isso determina a experiência em qualquer nível de ensino.  Os receios incluem a dificuldade, a quantidade de matérias, os métodos de ensino, a exigência, etc. Posso falar-vos do meu caso e dar-vos umas dicas para estarem mais preparados.
  •    Este ano vou entrar no 11º ano de Ciências e Tecnologias. O meu 10º ano começou muito bem, azedou e acabou a brilhar. Trabalho melhor sob pressão; no início do ano queria “garantir” boas notas, no fim queria mantê-las… mas no meio não havia muita motivação. Não achei o 10º ano mais difícil, ou sequer difícil de todo. Foi um ano normal. A única diferença é que há bastante mais trabalho extra, pelo menos para mim, pois não estava habituada. Ajuda a estudar, mas a verdade é por vezes sabia bem poder simplesmente estudar como no básico.
  •    Os testes dependem dos docentes, mas podes contar que serão mais rigorosos. No entanto, não o são a cada ano que passas? A avaliação é global até ao 12º (penso que em todas as escolas), pelo que agora as cábulas não te valem, nem memorizar sem pensar, pois no último teste terás de decorar livros inteiros… vários. Se tiveres escolhido bem a área, a matéria vai provavelmente ser mais interessante, e por isso bem mais fácil de estudar.
  •    A chave para um 10º ano calmo e sereno é não acumular a matéria. Mais do que nunca, deves tê-la sempre em dia, pois os programas são extensos e é muitíssimo fácil atrasares-te. Não deixes para daqui a uma hora o que podes fazer agora.
  •    Manobrar as disciplinas é uma corda estreita onde caminhar. Não te estou a aconselhar a não estudar. Mas lê os livros no início do ano, para perceber imediatamente onde vais ter de te aplicar mais e quais disciplinas é que, caso seja necessário, podes negligenciar um pouco e recuperar facilmente. Assim não serás apanhado de surpresa pelas dificuldades todas de uma vez só e ir abaixo.

  •    Por fim, devo falar do bicho papão: os alunos de 5 que chegam ao secundário e baixam as notas, passando a alunos de 14/15 e não 20. Bom, como é óbvio, a escala é mais extensa e distingue-se melhor o valor dos alunos. Mas o mais importante é aquilo que tu sabes, e não o número na pauta. Até ao básico, é fácil obter valores máximos sem saber nada de nada. Basta decorar umas palavras, fazer umas cábulas ou pedir ajuda ao colega no teste. As duas últimas ainda acontecem – mas não rendem. Isto porque todos os testes têm versões, as perguntas não são tão “treinadas” e as de desenvolvimento exigem conhecimento. Antes do 10º ano, não me lembro de ter uma situação completamente nova à minha frente num teste, e ser-me pedido para a perceber e comentar. Nem em Matemática. Precisas mesmo de saber, e normalmente as pessoas precisam de estudar para saber.
  •    A menos que tenhas passado os últimos anos sobrevivendo à base de memorização a curto prazo, não tens de te preocupar com a mítica queda de notas. E, se tal acontecer, não é o fim do mundo – apenas tens de recuperar o que perdeste nos últimos quatro anos. Quanto mais cedo, melhor, porque depois de recuperar o velho vais ter de começar a perceber o novo. O meu conselho é que te actualizes durante as férias.
   Este é obviamente um post que reflecte a minha opinião pessoal, e portanto não devem tomar o que digo como inquestionável. Ainda assim, estou certa de que ajuda a desmistificar um pouco o secundário.
   Se houver mais alguma pergunta ou dúvida sobre este assunto, deixem comentário; eu respondo sempre, mesmo que demore
Beijinho, dani 

Post retirado de Sempre na Moda [www]

Sem comentários:

Enviar um comentário