sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Organização: do trabalho para a universidade - Vida organizada

Quem trabalha e estuda sem voltar para casa no intervalo precisa se virar com uma mochila e o mundo inteiro nas costas. Durante muito tempo, eu só usei mochila, pois gosto de ter os braços livres, especialmente ao pegar ônibus e precisar ficar me equilibrando. Ainda hoje, prefiro usar mochila algumas vezes, por todos esses motivos citados. Quem trabalha e estuda não tem muita opção, e eu nunca entendi quem preferia levar uma bolsa e todo o restante do material nos braços, ou em uma sacolinha. A mochila adianta bem a vida.
Para fazer isso, no entanto, é preciso ter atenção a alguns detalhes. A mochila, por exemplo, precisa ser boa, aguentar o peso sem rasgar e sem machucar (muito) a sua coluna. Existem diversos modelos mais anatômicos que podem ser mais caros, mas compensam pelo conforto. O tamanho também deve ser adequado e proporcional a cada corpo.
Uma técnica que eu utilizava na época da faculdade, quando ia direto do estágio, era ter um pequeno kit de sobrevivência na mochila composto por:
  • Escova e pasta de dente;
  • Guarda-chuva dobrável;
  • Blusa extra, caso acontecesse algum acidente, tipo derrubar café ou molho na hora do almoço;
  • Desodorante;
  • Escova pequena para cabelo;
  • Pequeno espelho.
Todo o restante era o material que eu utilizava diariamente, como o meu caderno de caixa de entrada (que utilizo até hoje tanto para o trabalho quanto utilizava para a faculdade), agenda (hoje utilizo a eletrônica, do Google), minha pasta com as disciplinas e algumas canetas sobressalentes. Além de, é claro, livros, apostilas necessárias, pendrive, chaves, celular, carteira etc.
Hoje em dia, para começar, eu substituiria toda a papelada por um tablet, o que já me faria economizar cerca de 3kg na mochila. Me dei de presente de Natal um tablet da Samsung que vem com uma caneta para notas e usaria ele sem dúvida nenhuma. Junto com o Dropbox (para armazenar os arquivos na nuvem), eu não precisaria nunca mais carregar apostilas para lá e para cá. Além do mais, eu também poderia fotografar anotações feitas pelo professor na lousa ou outros documentos importantes para estudo posterior.
A ideia é levar menos peso possível, mas sem deixar faltar nada no dia a dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário