sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dicas para a faculdade - Julie de Batom

A faculdade já faz parte da gente muito antes de, finalmente, ingressar no curso escolhido. São anos para decidir o que “ser quando crescer”, mais a preparação para o vestibular e toda aquela ansiedade de saber como é a rotina em uma universidade. É comum ficar com aquele friozinho na barriga só de pensar que daqui a alguns dias você vai estar em uma nova sala, cheia de pessoas diferentes para conhecer. Foi bem assim que me senti há dois anos, quando entrei no curso de Jornalismo!
Na época, não tive ninguém que me falasse como era o tão temido primeiro dia. Eu já sabia mais ou menos o que esperar, mas minha base era a escola. Eu comecei a faculdade logo após terminar o ensino médio, então já estava acostumada com a rotina de estudos, de fazer parte de uma sala e de ter contato com os professores. Mesmo assim, foi bem diferente do que eu pensei (eu contei sobre meu primeiro dia aqui no blog, confiram).
Aproveitando que muitos leitores do blog estão começando a faculdade neste ano, juntei algumas dicas que podem ser úteis para o primeiro dia de aula. Tomei como base as minhas próprias experiências, então o que está aqui pode ser diferente para você, tá? Ah, e só para avisar: o post ficou longo, mas vale a pena ler!


O MATERIAL: Eu confesso que adoro comprar material escolar até hoje! E sei que muitos de vocês também curtem haha. Porém, a dica que eu dou é de não comprar nada até passar a primeira semana de aulas ou até ter em mãos quais disciplinas você terá naquele ano. Explico: imagina se você compra um caderno de vinte matérias sendo que você só tem oito? Vida de universitário é assim: quanto menos peso, melhor. Porque, ó, no decorrer do ano será necessário levar livros, apostilas e coisas para casa. E sua coluna precisa de um descanso, né?
Para não perder nada, leve um bloquinho ou um caderno pequeno na primeira semana. Anote o que os professores passarem, que geralmente é só o cronograma de aulas e as datas das provas. Se algum deles disser que será necessário ler algum livro para prova ou trabalho, já anote o nome e tente procurar na biblioteca da universidade. Faça uma lista das obras que vai precisar ler e anote do lado quais tem na biblioteca. Assim você sabe qual será preciso comprar e terá tempo para procurar na internet, em sebos e com alunos veteranos.
Outra dúvida que me perguntam bastante é com relação a bolsa/mochila. No meu primeiro ano, eu usei uma bolsa de ombro, que cabia o caderno e tudo o que fosse necessário. Ela era gigante e ótima. Porém acabou com meu ombro! Eu levava muito peso (caderno, estojo, livros, blusa de frio quando necessário, câmera, etc) e colocar todo esse peso de um só lado acabou me fazendo muito mal. Acho que, neste aspecto, a mochila é bem melhor. No segundo ano, optei por um modelo bem fofinho e que não fosse tão, digamos, “grosseiro” quanto a mochila comum.
A ROUPA: Se tem uma coisa que eu aprendi em dois anos de faculdade é que se vestir noglamour é a pior coisa (pelo menos quando você mora no litoral e estuda de manhã hihi). Conforto é sempre a melhor opção e deve ser prioridade sempre, tá? Principalmente com relação aos calçados (sapatilha e tênis são amor, gente <3).
Porém, sei que alguns cursos são mais exigentes com relação a roupa que outros. Por exemplo: a área de saúde exige branco, o curso de Educação Física (pelo menos onde estudo) tem uniforme, etc. Se você estiver em dúvida sobre o que vestir, minha dica é usar uma roupa que não seja nem tão básica mas nem tão chique, sabe? Eu, por exemplo, usei uma calça jeans, uma blusa e um colete jeans. Ficou simples, mas não tanto.

O TROTE: Quando entrei na faculdade, minha sala era a única de Jornalismo no período da manhã, então não tive trote Porém, as outras salas tiveram. Sei que, pelo menos no ano que entrei, não foi pesado e se resumiu a sujeira, mesmo. Mas também sei que algumas salas acabam dando trotes mais sérios e pedem para os calouros fazerem coisas absurdas.
Se quiser participar do trote (afinal, ele é como uma recepção haha), já tenha em mente que é melhor ir com uma roupa que você não se importe de sujar. Tenha cuidado, também, com as “brincadeiras”. Como eu disse, nem todas são tão divertidas. Se ver que está ficando pesado, não tenha vergonha de sair. Dê prioridade ao seu bem estar e saúde, ok? O trote tem que ser divertido e descontraído, mas infelizmente nem todos os veteranos pensam assim.

OS AMIGOS: Uma das coisas mais chatas do primeiro dia de aula é não conhecer ninguém. Eu sempre gostei muito de bater papo, então sempre que fico sozinha é uma droga. Odeio não ter um colega para fazer uma piadinha sem graça (#sou #dessas) nem comentar alguma coisa que me venha a cabeça. Por sorte, logo no primeiro dia eu conheci a Patty (aká colaboradora do blog) e nos demos super bem. Ah, e sabe como eu comecei a falar com ela? Ela estava com uma bolsa da Jullie (aquela que cantou com o Joe Jonas) e eu disse que era meu apelido, também. Começamos a conversar e não paramos até hoje! 😛
Minha dica é você deixar a timidez de lado. Ali todo mundo é novo, ninguém se conhece. Você tem a oportunidade de ser quem é, sem precisar ser julgado. A universidade é um lugar diferente para todos ali, então use isso como uma forma de mudar alguns hábitos e a timidez é um ótimo começo, viu? Achou que uma garota está com a blusa bonita? Elogie! Pergunte onde ela comprou e coisas assim. Ou então viu que um menino curte a mesma banda que você? Diga que adora tal música. Sabe, pode ser que não dê em nada e seja só uma conversinha rápida. Mas também pode ser que aquela pessoa se torne seu melhor amigo e melhor companheiro nos próximos anos. Comigo foi assim.

ESCOLA x UNIVERSIDADE: Pode parecer um tópico óbvio, mas é sempre bom enfatizar que a universidade é bem diferente da escola. Percebi isso logo no primeiro dia, sabia? Na escola, a gente meio que é obrigado a assistir todas as aulas, a seguir a risca tudo o que pedem, a cumprir horário, etc. Na universidade, não. A gente tem uma liberdade maior de poder faltar, de poder sair no meio de uma aula se quiser ou até mesmo de ir para o intervalo e não voltar. Pode parecer a coisa mais legal do mundo pra quem lê e até é. Mas eu sempre digo que ser universitário requer amadurecimento, sabe? Entender que, se faltar em tal aula, haverá uma consequência maior na prova. Ou entender que aquela aula pode ser dispensada, também. Toda essa liberdade que a gente tem precisa ser usada com consciência. Você não é obrigado a nada, mas precisa entender que é seu futuro que você está construindo ali, a cada aula. Entender isso muda tudo.
Eu acredito que o primeiro dia na faculdade é como um marco de uma nova fase, sabe? Por isso, acho que temos mais que aproveitar tudo o que tiver para fazer. Não se prive de ter momentos divertidos, pois nos próximos anos você estará se formando uma nova pessoa, um novo profissional. Aproveite não só o primeiro dia, mas também cada momento da faculdade, tá? Leve a sério os estudos, mas sem ser tão sério assim. Os anos passam voando e, quando der por si, já estará na formatura. Faça amigos, faça companheiros e se divirta, também. Depois que tudo passar, a única certeza é que vão restar as lembranças e o diploma. Não deixe que só eles fiquem. Faça de tudo para que os amigos também permaneçam (e não só no Facebook).
Aproveito o post para parabenizar cada um de vocês que passou no vestibular! Desejo um ótimo começo de aulas, com muitos momentos legais para lembrar depois. Entrar na faculdade, realmente, marca uma nova fase. E, ó, posso dizer que é uma das mais legais!
Ah, e se restar alguma dúvida, deixe aí nos comentários que respondo, tá? E me contem para qual Universidade passaram, o curso, etc. Vou ficar muito feliz em saber que meus leitores estão começando a faculdade. Até porque, quando foi comigo, vocês me apoiaram bastante, né? Hora de retribuir <3

Sem comentários:

Enviar um comentário