sexta-feira, 14 de agosto de 2015

4 motivos pelos quais a vida melhor na faculdade - Quintal de Casa

melhora na faculdade
Faculdade pode assustar, eu sei. Um lugar completamente novo, pessoas de todo o canto  que você nunca viu na vida. Perder a segurança de conhecer todos os professores e funcionários, de saber exatamente como as coisas funcionam. É complicado. Para algumas pessoas – me incluo nelas, aliás – é a esperança de, ENFIM, começar uma vida nova. Deixar para trás os anos chatos de escola com todas aquelas regras e matérias que não faziam o mínimo sentido na sua cabeça.
Não importa de qual lado você está, minha opinião é essa: as coisas melhoram na faculdade, mesmo! Vai ser uma das melhores épocas da sua vida. Se sua adolescência não foi lá essas coisas, por falta de amigos legais, lugares incríveis e as notas de Química que te perseguiam… acredite, agora é a hora da sua vida começar a se parecer com o que você tinha idealizado quando pensava em como seria quando “você crescesse”. Aqui vão meus quatro motivos principais:
 1. Você vai estar fazendo o que gosta.
Um dos motivos de eu não ter gostado muito da minha vida escolar foi a imensa dificuldade que  encontrava nas matérias exatas. Por mais que me dedicasse, as coisas não fluíam entre a Matemática e eu. O dia só era bom quando tinha aula de História ou Literatura. Agora, na faculdade… Você vai estudar o que escolheu, o que gosta! Então, se você se dá bem nas humanas, é bem provável que a sua faculdade tenha mais matérias assim. Da mesma forma, se dando bem nas exatas é bem provável que tenha mais matérias desse tipo. É claro que na sua grade vai ter uma coisinha ou outra que não faça seu coração bater mais forte – eu, por exemplo, vou ter Contabilidade nos períodos finais ­– mas vai ser em número bem menor. Nem vai ter como deixar de amar o curso ou a vida.
 2. Mais liberdade.
Você chega na hora que quiser, não precisa pedir para sair de sala, vai embora quando der vontade e, ah sim, uma das melhores partes, não tem uniforme. É claro que, como a história do Homem Aranha nós ensina, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Então, saiba dosar isso. Não mate todas as aulas – nas semanas de prova você vai fazer muito isso, mas saiba dosar. A maioria das faculdades reprova nas matérias onde se tem mais de 70% de falta – e tenha o mínimo de respeito com seus professores. Deve ser horrível ver as pessoas saindo durante a aula. Vai com calma.
  3. Você faz amigos que tem a ver com você.  
Um dos meus  maiores medos era não ter amigos para levar para vida. Poxa, na minha escola eram pouquíssimas as pessoas que tinham alguma coisa a ver comigo. E, quando ela termina, cada um vai para o seu lado e é beeeeem difícil manter a amizade como era antes. Bom, um dos motivos de isso não acontecer na faculdade é que: se escolheram o mesmo curso é por terem interesses em comum, isso já ajuda bastante. Vocês vão viver experiências únicas, daquelas histórias de contar para os filhos e netos, juntos! Trotes, festas, os trabalhos que pareciam impossíveis e  até, quem sabe, sair da casa dos seus pais para ir morar com alguns deles. Sem contar que vão estar trabalhando no mesmo ramo, então vão estar se esbarrando sempre. Além do mais, com maior liberdade, vocês podem sair mais, se conhecer mais, viajar juntos… Sério, na faculdade foi quando eu tive a certeza de que teria amigos para a vida toda.
  4. . É mais “vida real”.
Em algumas aulas de Física eu olhava para o quadro e me perguntava: “Quando eu vou usar isso na minha vida? Ah, sim, quando estiver trabalhando na NASA. Oh, wait…” e isso me desanimava absurdamente na hora de estudar. Uma das coisas lindas da faculdade é ir percebendo onde usar cada coisa que está aprendendo. Aquilo é prático, você vai aplicar, tudo é importante de alguma forma.
Algumas faculdades vão além. Eu estudo na ESPM e lá, por exemplo, existe uma coisa chamada Núcleos. Grande parte dos núcleos, nada mais são do que o estágio para um estágio. Por exemplo, um dos meus prediletos, a Origem, é uma agência de publicidade totalmente composta por alunos! Lá eles tem clientes reais, jobs – são os trabalhos que os clientes pedem – reais e toda a rotina que uma agência tem. Com  expediente, chefes, prazos, escritório e até happy hour! Incrível, né? Se a vida em agência te interessou, acho super válido seguir a Origem lá no Twitter e acompanhar a página deles no Facebook. Eles sempre postam coisas incríveis do mundo de agência e da publicidade em geral. Vale  muuuuuito a pena! 

Sem comentários:

Enviar um comentário