sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Conselhos para a faculdade - Rapaz do Búzio

Olá pessoal!
Sei que alguns de vocês terminaram o secundário este ano e que estão à espera dos resultados dos exames nacionais para se poderem candidatar à faculdade. Provavelmente estão nervosos e para vos ajudar a tranquilizar, decidi fazer uma série de posts sobre este novo mundo que é o Ensino Superior.
Neste primeiro post vou dar-vos algumas dicas sobre aquilo que têm que fazer antes e quando entrarem para a faculdade.
Espero que vos sejam úteis!

Não escolhas um curso só porque sim. Pensa bem naquilo que queres. Naquilo onde te vês a trabalhar no futuro, procura falar com pessoas que estejam no par curso/faculdade que queres ingressar para entenderes melhor o que fazem. Pede para te mostrarem projetos realizados, trabalhos, apontamentos, etc. Qualquer coisa é bem vinda para te esclarecer!
O site da Direção Geral de Ensino Superior (DGES) tem ótimas informações, podes até simular a tua candidatura e oferece um assistente de escolha que te diz os cursos disponíveis, segundo os teus gostos e os teus exames. Tens que explorar!
Também é bom para te informar sobre as bolsas de estudo e acredita que elas te vão dar jeito!
Ah, não te esqueças: se fores para longe, começa a informar-te sobre alojamento o mais rapidamente possível, não feches contratos até saberes onde entraste, obviamente, mas vai-te informando!



Escolhe um curso e não tenhas medo do desemprego, ou dos números. Apesar da crise, deves saber que esta é um fenómeno cíclico e que mais tarde, ou mais cedo, irá terminar. No entanto, tenta não escolher cursos com semáforo vermelho (como os cursos relacionados com o Ensino), a não ser que tenhas vontade, pois como certamente deste em Memorial do Convento: a vontade é a força motriz de tudo e aí não há fenómenos económicos que te possam parar.


Eu sei que isto parece egoísta, mas é o teu futuro que está em jogo. É a TUA felicidade! Se fores tomar uma decisão deste calibre a pensar nos teus amigos, na tua família, ou noutra pessoa qualquer, podes arrepender-te e podes, indevidamente, culpá-los por isso. Deves ouvir as suas opiniões, mas a escolha final deve ser tua.


Achas que não vais entrar naquele curso que queres, porque não tens média? Coloca-o na mesma como a tua primeira opção. É claro que não acontecem milagres, mas por vezes as médias descem bastante e tu podes conseguir entrar. Imagina que as médias descem e tu não te candidataste por achares que não entravas? Pois! Por isso arrisca! Não tens nada a perder! E não é vergonha nenhuma não entrares na tua primeira opção. Pode ser frustrante, mas não é vergonhoso e não deixes que ninguém te faça sentir assim.
Ou, por outro lado, o curso que queres é mais completo longe de casa? Se tiveres oportunidades para ir, vai! Arrisca, pois como me disse a minha irmã: "- Ninguém vai travar essa batalha por ti, por isso vai e luta!"



Estás na faculdade e tal como eu não te sentes bem, ou 100% confortável no teu curso? Percebeste agora que talvez não seja isto que queres? Nunca é tarde para mudar! É claro que vai ser um esforço extra da tua parte recomeçar, com a probabilidade de teres de repetir exames, mas como já referi: a vontade comanda tudo. Fala com os teus pais e, mesmo que se oponham ao início, certamente apoiar-te-ão na tua escolha. Conheço casos de quem estava quase a terminar cursos, como medicina, por exemplo, e desistiu no penúltimo ano. Se o devia ter feito? Não me cabe a mim responder. Há tantas outras circunstâncias. Cada caso é um caso e ninguém tem direito de julgar-te por uma escolha deste tipo.



Nunca percas quem és por causa da faculdade. Mantém os pés bem assentes na terra. A vida na faculdade pode ser incrível e vai, certamente, fazer-te viver inúmeras experiências, algumas melhores e outras piores. Em qualquer momento, deves sempre ser tu mesmo/a, sem medo de expores o que sentes, nem de te expressares, seja a colegas, professores, atividades como a praxe, entre outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário