segunda-feira, 14 de julho de 2014

Aulas de E. Física - FashionSkribo

Embora os últimos posts do ERA tenham sido feitos para ambos os Ensinos Básico, Secundário e Superior, este será apenas dirigido para os estudantes até ao 12.º ano, visto que é neste ano que terminam as aulas de Educação Física.
Sei que isto não está propriamente relacionado com o tema do post, mas senti que era algo que poderia dizer aqui, como passagem de experiência. Como já devem saber, para quem está no Ensino Secundário, a disciplina de Ed. Física – ainda que obrigatória – vai deixar de contar para a média final do Secundário. Não me vou pronunciar sobre se foi ou não uma boa medida por parte do novo Ministério da Educação, porque isso depende muito de pessoa para pessoa e da nota que cada um tem (ou tinha) na disciplina. Mas sim dizer-vos que, embora não conte para a média, não significa que é para se desleixarem completamente, até porque continua a ser uma disciplina com avaliação à qual não se pode chumbar. É certo que nem todos têm jeito para o desporto [e quando digo isto não me refiro só às raparigas; sim, porque também há rapazes sem jeitinho para a coisa] e que nem todos os estudantes gostam desta disciplina, por isso é que eu acho que ela deve ser encarada como um modo grátis de fazeres, no mínimo, 3h semanais de exercício físico, tão essencial para cuidares da tua saúde e, também, do teu corpo.
De qualquer modo, passando ao verdadeiro assunto deste post, então o que é que é necessário levares contigo para as aulas de Educação Física?
Mochila/Saco
O tipo de saco ou de mochila que se deve levar nestes dias depende, essencialmente, se se toma ou não banho na escola. E depende também do local onde vais ter as aulas. Para entenderem melhor o que vos quero dizer, proponho os seguintes cenários:
Tomar banho em casa:
  • nos dias em que se praticam desportos – isto só se aplica para quem os faz ao ar livre; eu, por exemplo, fazia todas as minhas aulas dentro de ginásios -, se assim o preferires, podes ir já com os ténis calçados. Deste modo, só tens de levar contigo a roupa. Nestes casos, podes optar por levar todas as tuas coisas numa mala grande (exemplos na imagem abaixo);
  • se for uma aula de ginástica, por exemplo, praticada no interior, deves levar contigo uns ténis lavados, pois não é nada higiénico – nem para ti nem para os outros – usar-se em ginásios ténis que vêem da rua que estão completamente sujos. Assim, porque uns ténis são volumosos convém que leves algo maior, como mochilas (exemplos na imagem abaixo).
Tomar banho na escola:
  • seja para aulas ao ar livre ou dentro de um ginásio, como tens de levar, para além da roupa, toda uma gama de produtos de higiene, por tomares banho na escola, deves optar por levar sacos (sugestões na imagem abaixo). Estes são espaçosos e assim podes levar contigo todos os produtos que necessitares.

Roupa e ténis (e acessórios)
Em relação a que tipo de roupa é que devem usar, penso que não haja nada de novo a acrescentar a vocês. As seguintes peças de roupa e calçado devem estar sempre presentes:
  1. umas calças ou calções (de preferência de algodão)
  2. um top ou uma t-shirt
  3. uma sweatshirt ou um hoodie (para os dias mais frios e quando tens aulas ao ar livre)
  4. uns ténis
  5. umas meias
  6. umas sapatilhas (para as aulas de ginástica)
  7. elásticos para o cabelo
Para além disto, devem ter em atenção os seguintes pontos:
  • no que diz respeito às peças de roupa, opta por não usar roupa que seja muito apertada, como é o caso de leggings. Por um lado, é um tipo de calças que é demasiado transparente, o que considero que é péssimo para este tipo de actividade. Por outro lado, é um material que se cola demasiado ao nosso corpo e, com o suor de tanto exercício físico à mistura, torna-se muito pouco higiénico usar peças de roupa como esta;
  • ao invés dos tops desportivos ou de um soutien normal (naqueles que utilizes no dia-a-dia), deves utilizar um soutien apropriado para fazer desporto (como o que podes ver na imagem abaixo), uma vez que este proporciona um maior apoio para o teu peito permitindo que possas fazer qualquer tipo de actividade física;
  • quando comprares sapatilhas (isto se já não tiveres umas de anos anteriores), deves certificar-te que são apropriadas para ginástica, isto porque nem sempre é feita, nas lojas, a distinção entre sapatilhas ditas normais e aquelas que se usam para o ballet. E, para além disso, certifiquem-se que os vossos pés se sentem confortáveis dentro das mesmas, visto que irão estar com elas calçadas por mais de 1h;
  • deves ter sempre contigo um (ou dois) elásticos para o cabelo, de modo a que este esteja sempre apanhado. Isto não só irá facilitar a tua visão, visto que não terás cabelos à frente dos teus olhos; como, muitas vezes, os professores de Ed. Física querem que as suas alunas andem sempre com o cabelo apanhado;
  • e, algo que já deves saber mas que nunca é demais salientar, não deves utilizar quaisquer tipos de acessórios nestas aulas, sob pena de te aleijares ou aleijares alguns dos teus colegas. Mas existem as excepções: as pulseiras de tecido e alguns brincos podem ser utilizados. Se tiveres acabado de furar as tuas orelhas ou estiveres a usar os brincos com que as furaste não há um grande problema. Se não tiveres nenhuns assim e os teus furos nas orelhas tiverem uma grande tendência a começarem a fechar, podes optar por usar nas tuas orelhas uns piercings para umbigo (como estes). A nível de brincos, se possível, o melhor é mesmo não usares nada.

Produtos de Higiene
A decisão de tomar banho na tua escola deve ter em conta alguns factores. Primeiro, convém que a tua escola tenha as condições mínimas para que o possas fazer. Eu quando andava no Básico poderia tomar banho na minha escola, mas as condições até que nem eram as melhores e, como era ao último tempo, era sempre melhor tomar banho em casa. Em segundo lugar, tens de ver se tens tempo para o fazer ou não. Se tiveres uma aula a seguir a Ed. Física, podes também optar por não lavar o teu cabelo. Por um lado, poupas tempo e consegues chegar a horas à próxima aula. Por outro lado, evitas andar com o cabelo molhado, diminuindo, devido a esse facto, apanhares uma constipação.
Se decidires que tomas banho na escola, eis os produtos de higiene que deves levar contigo?
  1. champô
  2. condicionador
  3. gel de banho
  4. desodorizante
  5. creme hidratante para pés, corpo e cara
  6. chinelos
  7. toalha/s
  8. escova
  9. secador pequeno (do género daqueles de viagem)
Para além disto, deves levar contigo roupa interior lavada para substituires por aquela que usaste durante a aula de Ed. Física.

Foi-vos útil este post? Têm por hábito tomar banho nas vossas escolas?

Sem comentários:

Enviar um comentário