domingo, 15 de setembro de 2013

Decorar cadernos - Moda & Style

Não sei se partilham da mesma opinião que eu, mas a impressão que tenho é que só agora muitas famílias começaram a pensar em reaproveitamento do material escolar usado em anos anteriores devido à famosa crise, porém, pelo menos cá por casa, desde sempre foi um hábito reaproveitar tudo o que desse para reaproveitar, e o que não desse arranjávamos maneira de fazê-lo, ou seja, independentemente do estado do material, reaproveitávamos tudo, até aos dias de hoje.

Na minha vistoria pré-aulas ao material escolar do ano passado, deparei-me com cadernos que quase nem foram usados - escreveu-se seis ou sete páginas, mais nada - pelo que decidi cortar essas folhas e dar origem a um caderno novo, mas como não estava muito contente com o estado em que estava a capa do caderno, decidi dar-lhe uma nova vida e decorá-lo, ficando assim totalmente novo. Optei por inspirar-me na minha agenda que vos mostrei aqui e pôr mãos à obra, porém podem também ver algumas outras ideias, como por exemplo estas que a Auri, antiga colaboradora cá do blog, deu o ano passado.

 

Material a usar:
  • Cadernos antigos para reaproveitar (ou novos, como preferirem)
  • Impressão de um padrão que tenham gostado (podem fazer com tecido se tiverem)
  • Régua (eu usei a de 50cm para ser mais fácil fazer as medições)
  • Aristo (para tirar paralelas e afins)
  • Lapiseira com minas 0,5mm HB (podem usar lápis caso não estejam habituadas)
  • Borracha branca
  • Fita de cetim rosa
  • Cola branca
  • Lenço de papel
  • X-Acto
  • Guilhotina (quem se ajeitar com a tesoura, ao contrário de mim, use uma tesoura)
Uma pequena nota: Não sei porquê que o compasso foi parar ali, mas de qualquer forma ignorem-no pois ele não será preciso (pelo menos para esta vez).

Procedimento:


1.Em primeiro lugar é necessário imaginar o que se quer fazer ao caderno. Como eu queria fazer um parecido à minha agenda, optei por imprimir dois folhas com os seguintes padrões: um com flores, outro com bolinhas. Como não queria que ficasse fifty-fifty, isto é, que cada padrão ocupasse metade da capa do caderno mas sim que o florido ocupasse grande parte e o de bolinhas só a restante, optei por marcar 10cm de altura medidos desde a extremidade inferior do caderno. A reta 1 é uma paralela tirada da extremidade do caderno, para me orientar e para ter a segurança de que a reta 2 ficaria direitinha e sem problemas (a minha professora de Geometria Descritiva deve estar orgulhosa, yey!).

2. Agora que fizemos as marcações no caderno, há que transportá-las para os papéis que imprimimos, para depois colar na capa. As dimensões normais de um caderno A4 são de 21cm x 29,7cm (l x c, ou seja, 21cm de largura e 29,7cm de comprimento). Neste caso, as dimensões para o papel às bolinhas seriam de 21cm x 10cm e a do papel florido seria de 21cm x 19,7cm, ou seja, a única medida que têm em comum é a largura. Fazem-se as marcações no papel e depois corta-se com a tesoura ou guilhotina.


3. Com as medidas devidamente marcadas no papel e com o papel devidamente cortado, coloca-se em cima do caderno para confirmar se tudo está certo. Eu optei por colocar uma largura de 26cm em ambos os papéis, para que eles cobrissem a lateral do caderno.

4. Agora é só pegar na cola branca e aplicá-la no caderno em pequenas quantidades nos cantos do caderno e depois espalhar essa cola com um lenço de papel, para que depois a capa não fique com um efeito amarrotado/molhado.

 

5. Agora vamos transportar as medidas do caderno (lembra-te que são 21cm x 29,7cm) para a cartolina preta, que irá ser a segunda capa do caderno e irá ser colada na parte de trás do mesmo.

6. Repete o procedimento feito no ponto 4.


7. Pega em fita de cetim rosa e mede 26cm, começando por colar na parte lateral do caderno e, caso sobre fita, acaba de a colar na parte de dentro do caderno. Faz um laço com o mesmo tecido e cola por cima.

8. Agora é só encapar o caderno e está pronto!.

Post retirado de Moda & Style 

Sem comentários:

Enviar um comentário