sábado, 22 de setembro de 2012

Como fazer resumos - Sempre na Moda

Quando uma leitora sugeriu nos comentários aqui do blog que dedicasse um post a resumos, não hesitei em seguir a sugestão! Muitas pessoas, principalmente as que precisam de estar super organizadas, adoram estudar por resumos; mas se forem como eu, não vão confiar nos resumos que outras pessoas fizeram, pois a verdade é que nós vamos dando mais importância às partes da matéria em que temos mais dificuldade, e como tal nem sempre os resumos de outrém nos servem tão bem como os nossos. Para além disso, o processo de fazer resumos também ajuda imenso a estudar  Wink

Antes de começar

  • Leiam a matéria e resolvam exercícios. Isso vai permitir-vos saber em que conteúdos estão mais à vontade, e quais os que despertam mais dificuldade.
  • Pesquisem sobre a matéria em livros e na internet, de forma a enriquecerem os vossos resumos.
  • Vejam a organização da matéria no manual. Pela forma como a matéria é apresentada, podem ter uma pequena noção do nível de desenvolvimento que vos será exigido. Se algum conceito é explicado de forma menos formal num pequeno texto, provavelmente apenas precisam de ter uma ideia geral sobre o mesmo e saber falar um pouco sobre ele. Qualquer coisa dentro de quadros, a negrito, sublinhado, etc., é fulcral. É claro que só posso falar sobre os manuais do básico ao secundário.
Tumblr_m2i7p6zqfa1rrh5sqo1_500_large

Execução

  • Reunam uma lista com todas as definições, regras, princípios e fórmulas de que podem precisar (incluam mesmo aquelas que já sabem de cor e salteado). Façam-no de forma bem espaçada e organizada, caso contrário apenas vos confundirá. Agrafem as folhas da vossa lista: é vosso formulário XXL.
  • De seguida, é tempo de passar às teorias. Leiam diferentes explicações da mesma teoria e condensem a mesma num pequeno texto e/ou esquema. De seguida, sublinhem palavras-chave na mesma: mais tarde, irão ajudar-vos a completar raciocínios e elaborar uma resposta coerente.
  • Caso precisem de decorar séries, enumerações, ou um conjunto de conceitos interligados por uma certa ordem, criem mnemónicas. Não utilizem as de outros, pois é mais fácil lembrarem-se das vossas próprias.
  • Incluam exemplos, exercícios resolvidos e imagens para uma melhor compreensão.
Tumblr_m8144zwbqy1qdo6cto1_1280_large

Organização

  • Escrevam os títulos. De tudo! Verão que se torna muito menos cansativo e mais rápido estudar pelos resumos. Aconselho que escrevam os títulos em letras maiúsculas, de forma a se destacarem.
  • Deixem espaço. Os vossos resumos não são sítio para poupar papel. Se tiverem letra muito grande, mudem de página quando mudarem de assunto.
  • Utilizem esquemas, chavetas, quadros e enumerações para comprimir a matéria e ajudar a memória visual.
  • Usem cores. De preferência apenas para sublinhar o mais importante e criar quadros/esquemas. Escrevam sempre a azul ou preto.
  • Destaquem o mais importante nos exercícios com um pequeno balão/quadro à volta, para que mais tarde possam relembrar as principais etapas de resolução facilmente. É claro que todos os exercícios são diferentes, e este é apenas um ponto de partida.

7 comentários:

  1. Tem tudo isso para fazer UM resumo? O meu eu coloco o nome do livro, capítulo, assunto... e depois de ler a coisa eu vou falando o que entendi!

    http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Ola podias fazer um post sobre como superar aqueles momentos de perguica e que temos mesmo de estudar?
    Adoro os teus posts

    ResponderEliminar
  3. Sigo, segues de volta? :)

    ResponderEliminar
  4. Eu estudo por resumos ..mas eu mesma faço!
    Ameiii seu blog!
    Poderia seguir o meu?
    http://famousfashionchik.blogspot.com
    Tenha uma boa noite.. .^-^.

    ResponderEliminar
  5. Oi amei seu blog , eu criei um blog de encomendas , e queria que se vc pudesse dá uma passadinha lá , e se quiser encomenda um layout ? Obg ♥ Link: http://whosays-encomendas.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderEliminar
  6. Adorei o teu blog, segui!
    Beijinhos Ludmilla
    http://all-of-my-lifee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar