sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Métodos de estudo - Kantinho das Ninas

Bom dia ninas! Estão a gostar dos posts do ERA? Eu estou um bocadinho desiludida  com as minhas seguidoras porque todos os dias tenho feito posts do ERA e não tenho recebido comentários... Mas enfim, passando ao post... Bem no post de hoje vou-vos apresentar métodos de estudo que não costumam falhar. Aqui vão eles :D
Local - O local de estudo é uma das coisas mais importantes para podermos estudar sem preocupações. Deve ser espaçoso e confortável e sempre com o material à mão. Não te esqueças que não podes ter quaisquer aparelhos eletrónicos ligados (o telemóvel incluído).
Horários de estudo - Acho que não se deve estudar todos os dias, faz bem ao nosso cérebro espairecer, e que tal fazeres um horário de estudo? É uma ótima maneira para não te esqueceres de estudar, nem estudar de mais. E que tal ires saltando dias? Um dia estudas, no outro uma pausa, no outro sim…E por aí adiante. Aconselho-te a estudar a matéria que tens mais dificuldades, mas atenção, não estudes apenas nessas disciplinas, porque depois deixas as outras para trás e esqueceste da matéria.
TPC -  Parecendo que não, os TPC são uma maneira de estudarmos e aprendermos e muitas vezes nem damos conta disso. Porque acham que os professores nos enchem com carradas de TPC? Porque sabem que não tomamos atenção nas aulas, e depois manda-os, pois sabe que ao os fazermos estamos a aprender um pouco mais. Uma boa maneira de não te esqueceres de fazer os T.P.C.’s é andares sempre com um bloquinho na mala e sempre que o professor marca, apontas lá, e após o lanche, vais ver ao teu bloquinho se tens T.P.C ’s ou não. Eu, pessoalmente, não sou do género de fazer isso, mas muitas ninas gostam.
Apontamentos e esquemas   Para várias meninas os apontamentos com esquemas ou desenhos são a melhor opção de estudo. Primeiro deves ler a matéria em voz alta, vai repetindo até que consigas idealizar a matéria. Sublinha com marcadores coloridos (em breve aqui no blog, no tópico Material Escolar), as parte que consideres mais importante. Podes também fazer resumos do que está escrito no livro. Tem 3 opções:
- Deixas em texto, se preferires;
- Fazes esquemas;
- Ou pontinhos (em cada pontinho colocas a ideia de cada parágrafo do livro).
Organização dos cadernos –  Para os alunos, os cadernos são o elemento base. Sem eles não conseguíamos estudar da maneira mais correta. Eu sei que devem já ter lido isto noutros blogs quaisquer, mas é verdade. Nas aulas não se preocupem em ter o caderno bonito e fazer a letra bonita. Acompanhem sempre o que o professor diz, estejam atentas. E sempre que ouvirem as palavras “É muito importante” ou “Não se esqueçam” é porque o que ele está a dizer vai sair no teste. Aí têm que estar com a máxima atenção para conseguirem passar tudo o que ele diz. Depois em casa, quando fores estudar, passas a limpo e quando vais escrevendo vais estudando. Se sublinhares as partes da matéria que consideres mais importante com uns marcadores será muito mais fácil para ti estudares. Como podem ver está tudo ligado, desde que sigamos as regras que um aluno deve ter.
ATENÇÃO -  Não deixes tudo para a última da hora, senão aí vais te ver muito aflita!!
Gostaram ninas? Quais são os vossos métodos de estudo? Comentem *.*
Beijinhos Y
Ana Rita Soares
 
Post retirado de Kantinho das Ninas [www]

Sem comentários:

Enviar um comentário