quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Métodos de estudo - Girls full of Style


Muitos dos problemas de aprendizagem dos estudantes são explicados pela ausência ou uso inadequado de métodos de estudo. O segredo do sucesso está na motivação, que deverá ser forte, mas não excessiva. Sem motivação aprende-se pouco e esquece-se depressa. Um estudante motivado concentra-se melhor, não se dispersa e nem interrompe o estudo. É importante ter bastante motivação para estudar, e pensar que só assim conseguirá ter boas notas e passar de ano.

Organiza um horário semanal:
Oganizares um horário semanal é muito importante para aprenderes a cumprir horários de estudo e etc... Coloca no teu horário, por exemplo em rosa, as horas das aulas, a roxo as horas que pretendes passar no computador, a vermelho as horas de estudo, a azul as horas de sono, a rosa escuro as horas das refeições e a verde as horas de lazer.


Escolhe um local adequado para estudares:
Procura um locar confortável, calmo e silêncioso, longe da televisão e de outros sons. Podes até estudar numa esplanada ou até mesmo num café onde saibas que o ambiente é calmo. Mas se és daquelas pessoas que gosta de ouvir música enquanto estuda, mete a tocar apenas músicas instrumentais.


Faz resumos da matéria que já aprendeste:
Depois de uma nova matéria dada na escola, faz um resumo do que aprendeste. Tem sempre um caderno devido em várias disciplinas e vai fazendo os resumos lá. No final, quando tiveres um teste, lê tudo o que escreveste. Assim é uma boa maneira de decorares o que aprendeste e de organizares o teu método de estudo.

Usa uma agenda:
Uma agenda não serve apenas para ocupar espaço na mala. As agendas são bastante importantes, expecialmente para os estudantes! Podes colocar na tua agenda as datas dos testes, os trabalhos de casa, trabalhos que os professores pedirem e etc...


Tem uma alimentação adequada:
Procura ter uma alimentação equilibrada, baseada em carboidratos, que aumente a serotonina e não roube a energia destinada à aprendizagem e nem provoque peso e sono. Se estiveres com fome, come primeiro e só depois vai estudar. Não te esqueças de tomar um bom pequeno-almoço e nunca ir para a escola sem comer.

Post retirado de Girls full of Style [www]

Sem comentários:

Enviar um comentário