domingo, 19 de agosto de 2012

Blogar vs Estudar - Galeria das Ideias


Muitas pessoas (inclusive eu) precisam se organizar para manter o equilíbrio entre estudar e manter seus devidos blogs em atualização. Não estou em ano de vestibular, mas percebo que muitos blogueiros com situação oposta à minha acabam desistindo por não conciliar o estudo e o blog. 

Mas não precisa estar em época de vestibular para pensar em desistir, até mesmo em semana de prova da escola temos que dedicar praticamente toda a semana aos estudos. Quem nunca passou por isso, não é mesmo? Pensando nisso, reuni umas dicas baseadas em conversas e reflexões. Na verdade as dicas estão em forma de receita, então fica fácil para quem sabe cozinhar, hein? Vish, ferrou pra mim então, haha. Essa postagem é uma espécie de autoajuda, ou seja, também preciso colocar isso em prática. Confiram:

Ingredientes

  • Uma agenda a seu gosto (para anotar deveres referentes à escola e estudo)
  • Bloco de anotações (para anotar ideias do blog, futuros ajustes no design, etc.)
  • Mural 
  • Marcadores de livros e de texto 
  • Um porta-lápis
  • Calendário de parede

Modo de fazer

Pegue todos os ingredientes, ponha em uma panela de alumínio e misture bem!! Fica meio difícil contorcer o mural para caber na panela, mas basta força de vontade que você consegue. HAHA

Agora sem brincadeira, vamos às primeiras dicas. :)

1. Organize-se

Não existe uma fórmula mágica para ser organizado. Se você não é, pode muito bem adquirir o hábito. Visite blogs e sites de organização para se inspirar a organizar sua vida. Se você tem o costume de estudar em seu quarto ao invés da biblioteca, não tem jeito: precisa organizar seu ambiente de estudo para ter um rendimento melhor.

2. Faça um cronograma

A agenda serve para lembrar seus afazeres aonde você for. Mas ainda será necessário outra forma de lembrete quando você estiver no seu quarto, pensando na vida. Lembra do mural na lista de ingredientes?  Pois é, é lá que você vai colar seu cronograma.

Um cronograma nada mais é do que a rotina da sua vida, com espaços para imprevistos. Você pode fazer um semanal ou mensal (prefiro um semanal), e você vai listar TODAS as tarefas de cada dia. E é aí onde entra o horário para o blog. A decisão de quantas horas na internet fica por sua conta, pois depende do turno de suas aulas, do horário daquele seu cursinho de inglês, etc. Fiz um modelo para vocês se inspirarem:


Rotina de um estudante em ano de vestibular, a ponto de um ataque de nervos.
((Clique na imagem para mais detalhes. ))

Esse é o ponta pé inicial para começar sua vida organizada. Ao olhar o cronograma, você vai se sentir obrigado a cumprir cada função do seu dia, para que tudo ocorra bem. É importante também ter força de vontade, pois sempre há imprevistos e não é só por que algum horário não encaixou ou você se atrasou que deve desistir das outras funções do dia. É legal também ter um calendário de parede e ir riscando os dias em que você cumpre seu cronograma sem falhas, por que esse será um incentivo a mais para continuar com a sua rotina de sucesso! :)

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Tem um celular, relógio ou despertador? ÓTIMO! Utilize o gravador de voz do seu celular para gravar aquelasfórmulas de física que não tem saída: você precisa decorá-las! Depois ouça-as até memorizar. Tem uma memória fotográfica? Tire as fotos das fórmulas, revele e cole em seu quarto. Use o celular como despertador se não tiver um, anote também os seus compromissos no aplicativo do calendário, e assim por diante. 

4. Desafie-se

Sem saída, precisa levar o cumprimento do seu cronograma como desafio! Pense na recompensa: notas boas, blog atualizado e o final de semana para descansar. Se você enrolar e acabar não estudando nas horas livres no desenrolar da semana, vai precisar repor tudo na véspera da prova, onde você deveriadescansar ou revisar alguma coisa.

5. "Tamo junto?"

Vou tentar seguir essas dicas; criar o cronograma como disse nesse post de autoajuda e tentar segui-lo. Depois trago aqui, com fotos ou vídeo, o resultado disso tudo: A prática! Vamos ver o que vai dar! Vou mandar um desafio: Quem aí vai encarar  essa também?
Encontrei esse vídeo no Youtube por acaso (ok, não foi por acaso) ao pesquisar dicas de estudo. Vale muito a pena ver! São dicas super úteis, ditas com muito humor. Confiram:


1 comentário:

  1. SEGUINDO GATINHA OBGADA POR TODO O APOIO Q VC TA ME DANDO NO MEU BLOG KAROLINNEMARQUES.BLOGSPOT.COM SUCESSO PRA VC

    ResponderEliminar