sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Alimentação - Kantinho das Ninas

Olá ninas! Este é um post extra no ERA que foi feito pela Melissa. Antes de mais nada quero lhe agradecer. Obrigadoooo Melissa :D
Ela ofereceu-se para fazer um post como continuação a este e eu aceitei. Vou publicá-lo já hoje para ficar junto ao outro que eu fiz hoje. 
Então aqui vai :D
Olá ninas, antes de mais quero reforçar que não sou nenhuma especialista de nutrição, apenas sei algumas coisas porque é um tema que me interessa para me manter equilibrada em termos de saúde e bem estar. Eu pessoalmente não faço este tipo de dieta com produtos animais, mas sim vegetais. Esta alimentação resulta e trás muitos benefícios ao nosso dia-a-dia.


Bem, todas nós ouvimos que uma alimentação saudável deve de se reger pela pirâmide alimentar, sim agora é uma pirâmide, e que se deve consumir poucas gorduras saturadas e hidratos de carbono simples (os de fácil digestão).
 Quero explicar qual o maior erro nas dietas comuns.
 Existem 3 fontes de energia, hidratos de carbono, proteínas, e gorduras. O nosso corpo utiliza como combustível os hidratos de carbono e acaba por armazenas quer as proteínas quer as gorduras.
 O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, e nós cometemos o erro de consumir hidratos de carbono, que nos saciam temporariamente a fome, são facilmente digeridos e a energia que nos dão esgota facilmente.
 Agora pensem, se cortarem a principal fonte de combustível ao vosso corpo onde é que ele vai buscar energia? Lá está, a segunda opção é proteínas e a terceira gorduras. Isto vai demorar uns dias até o vosso organismo "compreender" que a fonte de energia dele não é mais os carbohidrados mas sim outra fonte.
 Que tal um pequeno-almoço rico em proteínas, já pensaram porque é que certos povos comem bacon e ovos estrelados ao pequeno-almoço?
 Uma boa dieta deve de ser rica em proteínas. Sabiam que o consumo de proteínas aumenta o metabolismo biológico, o que faz com que queimem mais facilmente energia e gorduras. Além disso deixa-nos mais satisfeitas, com mais energia e bom humor.
As vantagens deste tipo de dieta, não tem grandes restrições e podem consumir na mesma uma quantidade de quilocalorias normal.



PEQUENO-ALMOÇO
Queijo (magro): 1-2 fatias finas
Ovos: 1 ou 2.
Limonada fraca (1/2 limão), café ou chá
MEIO DA MANHÃ
Presunto (de aves ou de porco): 3-4 fatias
ALMOÇO
Carnes brancas à vontade (peixe ou frango), preparada a seu gosto (de preferência grelhados), 2-3 claras de ovos mexidas, alface tomate
LANCHE
Iogurte magro (1 ou 2)
JANTAR
Refeição também a base de proteínas, mas com mais liberdade no tocante à variedade de carnes e peixe. Verdura a acompanhar. Gelatina dietética como sobremesa


Alimentos permitidos
Fontes de proteínas: carne, peixe, marisco, atum, verduras, saladas, presunto, fiambre.
Fontes de fibras: abóbora, agrião, aipo, alface, beringela, brócolos, cebola, cenoura, cogumelos, couves e repolhos, espargos, espinafre, feijão, verde, pepino, pimentos, tomate.

Alimentos proibidos
Álcool, bolos, pão, bolachas, milho, massa, arroz, batata, doces, banana, uva, figo e fruta com muito amido, cereais, nabo, rabanete, beterraba e refrigerantes não dietéticos.
Alimentos a ingerir moderadamente
Carne gorda, queijo e ovos.
Fruta não recomendada
Cereja, figo, maçã, pera, pêssego e romã.
*******************************************
• Durante as primeiras duas semanas, não usar os vegetais com mais conteúdo de carbohidratos como as cenouras e o feijão-verde, mas depois introduzi-los na alimentação.
• A fruta mencionada como não recomendada não deve ser consumida na fase de perca de peso mas deve depois ser introduzida com moderação na alimentação.
• As únicas fontes de fibras desta dieta são as saladas cruas, a variedade permitida é muito grande e a ingestão de verduras e legumes facilita o processo digestivo e previne a prisão de ventre por isso não as elimine. 
• Beba no mínimo 2 litros e meio de água por dia.
• Se tiver fome entre as refeições coma fiambre, presunto, carne assada, atum magro, ovos cozidos ou gelatina de dieta. "
Mas muito importante, vocês são estudantes, lembrem-se que o combustível principal do cérebro é hidratos de carbono, quero com isto dizer, uma barra de chocolate não é pecado, não vos alimenta, sacia temporariamente, mas é útil para o vosso cérebro.
Por: Melissa Poseidon

Espero que tenham gostado ninas! Comentem *.*
Beijinhos Y
Ana Rita Soares

Post retirado de Kantinho das Ninas [www]

1 comentário: