sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dicas para Trabalhador/Estudante - Vida Organizada

Quem trabalha em tempo integral sabe que o tempo de trabalho não se restringe às oito horas (ou mais) no local de trabalho, mas também ao tempo de deslocamento, acordar, trocar de roupa, enfim, uma série de outras atividades. Por isso, quem trabalha oito horas por dia acaba tendo cerca de 11 horas por dia dedicadas a essa área da vida e, se a gente levar em conta que dorme oito horas toda noite… bem, sobra muito pouco tempo para o resto, não é? Por isso, quem resolve estudar mesmo trabalhando em tempo integral precisa ter umas táticas de sobrevivência, e eu quero compartilhar algumas dicas minhas neste post.

CAPÍTULOS, NÃO LIVROS

Tenho uma dica que vai parecer blasfêmia aos bibliófilos de plantão (eu inclusa), mas depois que desapeguei, confesso que mudou minha dinâmica de estudos.
Uma vez li uma frase do Alexandre Meirelles que dizia algo como “quem gosta de livro bonito não passa em concurso”. Também já tinha ouvido falar que muitos concurseiros desmontavam os livros grandes, formato brochura, difíceis de manusear, para mandar encadernar em volumes menores. Achava isso absurdo, até olhar meia dúzia de livros enormes na estante que eu nunca conseguia terminar de estudar justamente porque não tinha como carregar aquilo.
Levante a mão o concurseiro ou estudante que já não foi viajar com uma mala só para os livros. Sério, gente, isso é uma coisa que faz parte da minha vida desde que eu entrei na faculdade. Tenho tido dores nas costas desde então, pois gosto de usar mochila.
Aí eu descobri que… se a gente desapegar… e pensar no livro de estudos como um instrumento e não uma obra de arte… dá para a gente separar as páginas de cada capítulo, grampear, usar clipes, encadernar de novo… mas levar somente o necessário por aí. Blasfêmia? Pois é. Mas, com livros de concurso, isso funciona que é uma beleza. Porque aí fica fácil de carregar, dá para levar no trabalho, ler no ônibus, na hora do almoço, sem ficar manuseando livros enormes.
A dica é polêmica, mas funciona. Faça o teste. No mais, livro de concurso geralmente fica desatualizado de um ano para o outro, praticamente. Não se apegue. Você quer passar ou ter um livro bonito para tirar foto e pôr no Instagram?

PROGRAME AS LEITURAS

Você pode separar os capítulos que pretende ler por dia e já deixar o montinho separado. Aí, basta levar com você para todos os lugares. Banheiro, trânsito, cantina, almoço, sala de espera, fila. É muuuito provável que você acabe lendo tudo o que tinha programado.

FEITO É MELHOR QUE PERFEITO

Ler “por cima” um capítulo é melhor do que ler nada. Eu era muito cismada e pensava “não vou ler tal capítulo na sala de espera do dentista porque não vou conseguir ler inteiro” ou “não dá para ler na fila porque preciso ir grifando”. Gente, minha dica é: apenas leia. Leia, mesmo que superficialmente. Depois você revisa. A ideia é que, se você estiver lendo sempre, vai rever aquele material toda hora. A atenção vai chegar e a repetição da leitura pode te ajudar na memorização e no entendimento de passagens futuras.
Eu acredito piamente que vale mais a pena ler um livro inteiro como se fosse uma revista (mesmo se for um livro de Direito) para ter um entendimento geral e só depois aprofundar que demorar um ano inteiro para chegar ao final de um livro, lendo em detalhes. Até você terminar o livro, já se esqueceu do que estudou lá no começo.

POUCA ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO

Não deixe de estudar somente porque está em um momento de pouca atenção. Se você estiver com um momento livre, mas sem pique para ler, resolva exercícios. Leve sempre uma provinha da banca com você e resolva as questões. Existem livros só de questões – tenha um deles e faça até terminar.
Algumas pessoas fazem palavras-cruzadas e sudoku para relaxar. Você faz exercícios. Simples assim.
No mais, conheça seu corpo. Se você sabe que em tal horário livre você estará bem disposto, aproveite para estudar teoria, aprofundar em alguns assuntos. Não desperdice esse tempo com revisões e exercícios. Aliás, treinar exercícios quando está cansado pode ser super útil para a hora da prova.

LEIA A LEI

Essa vale para os concurseiros e estudantes de Direito. Leia a lei. Um pouco hoje, um pouco amanhã. Tenha um daqueles mini-códigos e leve com você o dia inteiro. Dê sua pequena rezadinha antes de dormir com seu CTN ou súmulas do STF. Decorar a lei não é algo que se faz do dia para a noite e, lendo um pouco todos os dias, você vai integrando ao seu conhecimento das outras disciplinas e aprendendo sempre um pouquinho mais.

NÃO FAÇA QUADROS HORÁRIOS

Sei que o William Douglas é o mestre-mor dos concursos, mas eu não acho que fazer um quadro horário seja uma ferramenta efetiva em todos os casos. Ela funciona muitíssimo bem para quem se dedica em tempo integral aos estudos, sem dúvida. Essa pessoa pode se programar, remanejar disciplinas. Quem trabalha o dia todo e tem poucas horas por dia para estudar precisa estudar no improviso, quando tem tempo disponível.
estudo por ciclos do Alexandre Meirelles é um método maravilhoso e eu recomendo a todos que realmente tentem antes de qualquer outra coisa, mas o que vai funcionar de verdade é entender o que é melhor para você. Se você tiver três horas hoje para estudar e estiver empolgadíssimo(a) com Direito Tributário, por que pararia somente porque, no seu ciclo, você deveria estudar somente duas horas dessa disciplina? Isso pode funcionar para você, mas também pode não funcionar. Você não tem muito tempo… não se prenda a métodos, mas sim ao estudo, às horas-bunda-cadeira. De nada adianta gastar tempo que podia ser de estudo com elaboração de planejamento de estudos. É útil? Claro que é, mas deixe para fazer em um momento que não seria dedicado aos estudos. Você não tem o privilégio de desperdiçar tempo (alguém tem?).

NÃO REGISTRE O TEMPO DE ESTUDO

Pode parecer outra blasfêmia, mas sério, deixe para um segundo momento, lá na frente, daqui a alguns meses, quando já estiver com uma rotina de estudos consolidada e quiser verificar quanto tem estudado efetivamente. Mas não faça isso no começo, pois pode te engessar e fazer você ficar ansioso(a), mais preocupada(o) com o tempo que com o estudo em si. Mas, se funcionar para você, vá em frente. É bom registrar o quanto estudou e o quê. Eu só acho que, no começo, pode tirar seu foco de preocupação.

TENHA UM COMPANHEIRO DE ESTUDOS

Ter um amigo ou alguém com quem você possa conversar sobre os estudos é muito útil e reconfortante, pois nem sempre nossos amigos, namorados(as) ou esposos(as) entendem o que estamos passando. Se o amigo estiver estudando para o mesmo fim que você, tanto melhor, pois vocês podem ensinar um ao outro, revezar materiais, trocar dicas e, principalmente, um motivar o outro. E isso não tem preço, faz muita diferença na disciplina.

INVISTA EM DIFERENTES FORMATOS

Constituição Federal em mp3 para ouvir em viagens e no trânsito, apostilas em pdf para ler no celular, vídeo-aulas – tem uma infinidade de recursos hoje em dia para quem quer estudar e aprender. Não desperdice isso. Identifique tempos “perdidos” no seu dia a dia (exemplo: trânsito) e pense sobre como você poderia aproveitá-lo melhor. Será que ouvir uma aula ou o áudio da lei não ajudaria?

REVISE O QUE VOCÊ ESTUDOU

Se há uma unanimidade entre os aprovados e grandes “passadores de provas” é que o conteúdo deve ser revisado com frequência. O Alex Meirelles (sou fã mesmo, o cara é fera!) recomenda um esquema muito legal de revisão, que é:
Revisão antes de dormir, rapidamente do material estudado
Revisão no dia seguinte
Revisão uma semana depois
Revisão um mês depois, e depois ocasionalmente, cada um com as suas necessidades
Eu gosto muito, mas aí você precisa ter um registro legal disso. Talvez ter uma agenda exclusiva possa resolver. Eu confesso que já tentei e funciona bem se eu fizer só aquilo, mas na maioria das vezes eu tinha umas 18 revisões em um único dia e tempo de menos, aí desanimava. O que dá certo para mim é a revisão “natural”, meio intuitiva, que faço ocasionalmente, sem frequência definida.
Independentemente do método que utilizar, revise. Matéria não revisada é matéria esquecida.

TENHA SEMPRE UM MATERIAL COM VOCÊ

Essa dica pode parecer redundante depois de tudo o que eu falei acima, mas é imprescindível que você tenha sempre algum material de estudo com você – sejam os capítulos destacados dos livros, uma apostila, um tocador de mp3 com áudio, um livro, um resumo, enfim… A ideia é tornar mais fácil estudar que fazer qualquer outra atividade, no seu tempo vago. Foi no banheiro? Em vez de ficar no What’s App ou jogando Candy Crush, revise algum conteúdo!

PARE DE SE COMPARAR COM QUEM ESTÁ EM CONDIÇÕES DIFERENTES

Quando eu comecei a estudar, ficava pensando “aff, queria poder estudar o dia inteiro” ou “é muito mais fácil para quem não tem filhos”. Oras, e aí? Vai mudar sua realidade? Nope. Então faça limonada desse limão. As condições variam para todas as pessoas e você precisa aproveitar que está vivo e com plenas condições de estudar. É isso que basta, não importa se você estuda uma ou 12 horas por dia.
O cara que estuda o dia inteiro vai passar primeiro? Não necessariamente, mas geralmente sim. Isso significa que você deve desistir? Com certeza não! Muitas estatísticas já mostraram que, dentre os aprovados nesses concursos grandes (Receita Federal, por exemplo), a maioria estava trabalhando. Pode demorar mais tempo sim para você passar, mas concurso não é prova de velocidade, e sim de resistência (célebre frase). Tem gente que presta um, dois, passa no terceiro concurso! Se cada um aconteceu a cada quatro anos, faça as contas! Claro que não estou dizendo para você passar daqui a dez anos em um concurso, mas para não desanimar se não passar depois de um ano estudando. Para quem trabalha fora em período integral, a realidade é outra!

NÃO DEIXE DE VIVER

A vida é curta. Passar em um concurso é importante, mas tem outras coisas acontecendo. Faça o seu melhor, mas não deixe o que é importante completamente de lado. Quando tiver edital na praça, ok, se mate aí de estudar, durma menos, faça o que puder, desde que esteja com saúde. Mas, antes disso, vale a pena viver se matando, sem dormir direito, acordando 4h da manhã, ficar sem ver filho(a), esposo(a), família, amigos? Aprenda a restringir algumas atividades, mas não corte tudo. Isso nem faz bem.
Tenha um dia de folga durante a semana, ou dois períodos. Aí você pode, por exemplo, sair na sexta à noite com os amigos, uma vez ou outra, ou ir na terça à noite ao cinema, desde que estude aos finais de semana. O que não dá é para usar isso como desculpa para não estudar nunca nas horas vagas! Mas não é o caso. Faça alguns sacrifícios, mas não deixe de viver a sua vida. Nenhum salário de cinco dígitos compensa deixar de acompanhar o crescimento do seu filho, os momentos com o amor da sua vida ou o aniversário dos seus pais.
Tudo depende do seu critério. Já cansei de levar material de estudo pra churrasco na casa da minha cunhada, fazia um social básico e depois ia estudar dentro da casa. As pessoas até se acostumam, reconhecem seu esforço. Não precisa deixar de ir ao churrasco, se adapte. Tem visita em casa? Troque uma ideia, dê um abraço, explique que está estudando e tchau. O bebê está chorando? Se não consegue se concentrar, às vezes vale fazer uma pausa e voltar com concentração total depois. Sempre avalie. Cada caso é um caso… não se martirize, mas faça sempre o melhor que puder. Se você estiver se sentindo culpado(a), talvez valha a pena dar um tempo justamente para aliviar a tensão emocional. Muitas vezes, cinco minutos de “chutar o balde” funcionam para a gente voltar com menos estresse depois.

RESPEITE SEU CORPO

Se estiver estressado(a), pare, respire, medite, descanse, veja um filme, relaxe. Você não vai conseguir absorver nada mesmo. Se estiver com sono, percebendo que nada mais entra na sua cabeça, durma um pouco. De repente você percebe que fica bem se dormir das 20h às 22h e estuda das 22h às 2h, dormindo de novo. Não existem regras, mas tente criar uma rotina, até mesmo para o seu corpo não estranhar. O que é ruim é acordar num horário em um dia, dormir cada noite em uma hora diferente. Você vai se cansar muito mais. Agora, se o horário for meio maluco, mas for rotineiro, o corpo fica bem. Conheça seu corpo e respeite seu ritmo!

PEGUE LEVE

Alguns dias são melhores que os outros. Em alguns dias estamos mais dispostos – em outros, super cansados. Não existe dia perfeito, nem condições perfeitas, para ninguém, nem mesmo para quem estuda o dia todo. Sua métrica de sucesso tem que ser os exercícios que você resolve e acerta. Se isso estiver acontecendo, independente do método de estudo que você estiver utilizando, é porque está fazendo alguma coisa direitinho, então continue! Não importa se o seu jeito de estudar é diferente do do William Douglas ou do Alexandre Meirelles – não são regras! Se funciona para você, é o que importa.
Estudar e trabalhar não é fácil! Envolvem mil e uma questões além do tempo para estudar. Porém, com pequenas intervenções ao longo do dia, dá para você estudar várias horinhas sem nem perceber. Descubra o que funciona para você e siga em frente. Ah, e sem medo de mudar. O importante é estudar. ;D

Sem comentários:

Enviar um comentário