sábado, 15 de agosto de 2015

Como sobreviver aos primeiros dias de faculdade - Cíntia disse

Depois de ter mudado de escola quatro vezes na vida, me formado em uma faculdade e recentemente ter começado outra, percebi que existem algumas coisas que a gente pode fazer (ou evitar fazer) para que a sua experiência de aprendizado seja melhor.

Nos primeiros dias de aula:

Leve dinheiro
Primeiros dias de aula dão mais fome que quaisquer outros dias. Todas as outras pessoas vão aparecer com comidas deliciosas no intervalo e a sua lombriga vai te comer vivo se você não puder comprar nada porque esqueceu de levar dinheiro.

Tente não se juntar aos grupinhos que se formam prematuramente
Dê um tempo antes de se aproximar das pessoas. Não precisa ser "o" antipático, mas seja esperto. Se no primeiro dia você começar a conversar com uma pessoa, no segundo não vai poder simplesmente ignorá-la e no terceiro é capaz que ela já sente do seu lado e te conte sobre os problemas de família. Piora quando depois de duas semanas de aula você descobre que vai ter que fazer um trabalho em grupo e que aquela pessoa com quem você esteve conversando durante todos aqueles dias é do tipo não-faz-nada-em-trabalhos-em-grupo. 

Esperando um pouco antes de se aproximar de alguém, dá pra ter uma noção melhor do tipo de gente com quem você vai ter que dividir seus próximos anos de vida e escolher o grupo que tem mais a ver com você. 

Tem dois jeitos de fazer isso: conversar um pouco com cada um na sala ou não conversar com ninguém. No primeiro caso, a conversa é a mais básica possível - não entre em detalhes pessoais nem nada. No segundo,  dê sorrisinhos simpáticos, demonstre um pouco de interesse quando a pessoa estiver falando pra sala toda e só. Em ambos os casos, você não se compromete com ninguém mas também não fica com imagem de anti-social. 

Leve um agasalho mesmo que esteja calor
Pode ser que sua sala tenha ar-condicionado e não sei vocês, mas eu odeio sentir frio porque esqueci de levar uma blusa extra. Se tá frio porque tá frio, tudo bem, mas se tá frio porque eu esqueci a blusa, além de frio eu também sinto constrangimento. Fora que quando tá frio no lugar parece que TODO MUNDO tem um casaco e está confortavelmente quentinho e só você é o trouxão despreparado. 

Preste atenção nas datas que os professores vão explicar
Às vezes eles dão cópias do cronograma do curso, mas às vezes não. De qualquer modo, esse é um assunto  de primeiros dias. Conforme as aulas vão acontecendo e os trabalhos vão sendo passados, fica fácil esquecer pra quando é cada coisa. Se você tiver tudo anotado num lugar só, sua vida fica mais simples. Bônus: nesses dias eles também explicam quantas faltas você pode ter. Preste atenção e use suas faltas sabiamente.

Ah, e sobre o trote:

Não vá
Você não vai fazer falta uma vez que ninguém te conhece ainda. Além disso, não indo você também economizará roupas e dignidade. Sério. Apesar de nunca ter sido "bicho" de ninguém (os veteranos da minha faculdade simplesmente não se deram ao trabalho), ajudei a organizar o trote que os calouros do ano seguinte levaram e olha, eles tavam literalmente tentando matar formiga a grito no meio da rua. 

Caso você queira participar mesmo assim (não participe), vá de bom-humor e com roupas que possam ser manchadas.

Qualquer pergunta, os comentários tão aí pra isso! Espero ter ajudado!

Sem comentários:

Enviar um comentário