sábado, 15 de agosto de 2015

5 dicas para quem vai começar a faculdade - Blackout Criativo

Pois é, as aulas voltaram e eu aqui como um bom veterano me senti na obrigação de compartilhar aqui no Blackout algumas dicas sobre o que é ser um universitário e o que esperar dessa nova etapa da vida para quem irá começar a faculdade agora. Tentei pesquisar em alguns blogs e sites algo sobre o assunto pra dar aquela inspirada, mas o máximo que consegui encontrar foram dicas sobre como se vestir no primeiro dia de aula e levando em consideração que quando não vou com o uniforme do trabalho, vou de cosplay de mendigo acho que não sou a pessoa mais indicada a dar dicas sobre o que vestir. Sem mais delongas,vamos às dicas:

Seja Responsável ou lide com as consequências




Uma das grandes diferenças da escola para a faculdade é a liberdade. Na faculdade você não tem obrigação de participar das aulas, você pode sair da sala de aula a qualquer momento, se você não quiser fazer os trabalhos não precisa fazer e ai por diante, isso tudo parece uma maravilha, mas saiba que se você não for responsável com toda essa liberdade não vai ter uma surpresa muito boa no fim do semestre. Lembre-se que no final do semestre provavelmente você terá que faltar em algumas aulas pra adiantar trabalhos, dar uma revisada em alguma matéria antes da prova, por isso no decorrer do semestre procure faltar o menos possível.

Corra atrás 

Lembre-se que agora você está estudando para se tornar um profissional, por isso é de suma importância que você realmente entenda o que está aprendendo. Não se prenda apenas aquilo que é ensinado na sala de aula, se você gostou de determinado tema ou se achou a explicação de algum assunto um tanto confusa, saia um pouco do Twitter e vá pesquisar um pouco sobre ele, leia livros sobre a área, procure manter-se informado sobre como anda o mercado e leia noticias sobre sua futura profissão. Independente da carreira que você seguir o mercado é muito concorrido e ser um profissional que está sempre atualizado é um diferencial enorme.

Faça amigos, mas saia da bolha
Pessoal de publicidade no intervalo

É até meio clichê colocar essa dica aqui, já que com certeza você fará amigos. Serão prováveis quatro anos vendo às mesmas pessoas a aproximação é algo inevitável e logo mais você terá um grupo pra chamar de seu. Mas uma coisa é fundamental, não se restrinja apenas a ser amigo do pessoal da sua sala, procure conhecer pessoas de outros cursos e de outros semestres, pois assim você constrói network, algo fundamental na carreira.

Tire a palavra "timidez" do seu vocabulário
Esqueça isso!

A grande maioria das pessoas quando estão no ensino médio possuem um medo enorme de apresentar trabalho na frente da sala, se você é esse tipo de pessoa é melhor você mudar e rápido. Grande parte dos trabalhos finais da faculdade pede que sejam apresentados como seminários e não há como escapar (a não ser que você não queira a nota). Também é de suma importância participar das aulas e não ter medo de perguntar para o professor algo que não entendeu ou mesmo pedir alguma dica ou recomendação pra ele, afinal os professores são profissionais da área que você quer seguir e quem é melhor pra te dar dicas do que alguém que conhece o mercado.

Programe-se
No final do semestre você vai querer fazer isso com os trabalhos finais, mas lembre-se que precisa deles pra não ficar de DP

Essa dica talvez seja a mais complicada de seguir, eu mesmo estou a seis semestres tentando. Mas procure nunca deixar os trabalhos finais pra ultima hora, pois eles não são que nem os trabalhos da escola onde você pegava coisas da Wikipédia e pronto, você precisa entender do assunto e saber o que está escrevendo. Por isso é importante criar um cronograma e segui-lo a risca pra que você e seu grupo não surtem na semana de entrega do trabalho (experiência própria minha gente), estejam prontos pra qualquer eventualidade que aconteça no dia da entrega que você vai ver como fica tudo mais fácil. Também é importante todo mês deixa um dinheiro separado pra Xerox e impressões, pois você com certeza gastará muito com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário